Agosto registra pelo segundo ano consecutivo volume de chuva abaixo da média
Nos sensores do laboratório de meteorologia da Universidade Federal do Acre (Ufac), nesta segunda-feira (23), a temperatura registrada foi de 37,2 °C . Na terça-feira (24), postagens nas redes sociais mostrando o relógio no centro de Rio Branco registrando 40°C viralizaram. A previsão é que até quinta-feira (26), a temperatura continue subindo.
“Estamos muito preocupados porque o desmatamento e as queimadas na Amazônia aumentaram nos últimos tempos de maneira considerável. Estamos vivendo imersos em um ar que não é respirável, são muitas queimadas, não só o bioma amazônico está sofrendo, outros também”, explicou o meteorologista Alejandro Fonseca.
Pelo segundo ano consecutivo o mês de agosto apresenta volume de chuva abaixo da média, que normalmente é de 50 milímetros. Isso tem deixado em alerta os especialistas em virtude do intervalo entre eventos climáticos extremos, como alta temperatura e escassez de chuvas.
“Em termos mundiais, vemos características de mudanças. No último relatório relacionado com o clima mundial, diz que estamos sobre os efeitos de uma mudança que pode ter chegado para ficar, assim como característica de um novo clima a chegar”, afirmou Alejandro Fonseca.
De acordo com Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, para os próximos dias, Rio Branco deve ter a maior temperatura do mês, registrando até 37°C nesta quarta-feira (25) com sensação térmica de até 40°C.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) enviou um aviso de onda de calor com grau de severidade de perigo potencial, com início às 11h nesta terça-feira (24) e fim nesta quarta-feira (25) às 19h.
O INMET alerta que a onda de calor apresenta leve risco à saúde, com temperatura 5°C acima da média, nos municípios de Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Manoel Urbano, Plácido de Castro e Porto Acre.
Foto: TV Gazeta.