Segurando faixas e cartazes com mensagens de protesto, os técnicos em radiologia ocuparam as galerias do plenário da casa em defesa do cumprimento da lei federal que regulamenta a profissão de radiologista.
Segundo o sindicato da categoria, em todo o estado existem cerca de 1000 técnicos em radiologia. Pelo menos 600 trabalham em unidades hospitalares da rede pública. manifestação desta quinta-feira, 5, chamou atenção para os baixos salários que a categoria recebe e o riscos à saúde desses profissionais , decorrentes da atividade considerada perigosa.
“Nós temos visto concursos públicos sendo realizados totalmente fora da lei, quando a lei que regulamenta a profissão diz que tem que ser pago dois pisos da categoria, no caso cada um no valor de 1.020 reais, então o salário seria de 2.040 reais mais o adicional de insalubridade por conta da profissão”, explica Jena Marcos, presidente do sindicato dos radiologistas.
Enquanto os manifestantes permaneciam nas galerias do plenário vários deputados se pronunciaram na tribuna a favor dos trabalhadores. Após os pronunciamentos a sessão foi suspensa. Deputados da comissão de saúde da casa se reuniram como manifestantes para discutir uma proposta viável junto ao governo, no sentido de atender as reivindicações dos trabalhadores.