Grupo reivindica termos assinados e não cumpridos pelo Governo do Estado
Nesta sexta-feira (18), pela manhã, os sindicatos da saúde pública do estado se reuniram para alinhar o movimento de uma greve a partir do dia 8 de março, reivindicando termos de compromisso assinados e não cumpridos pelo Governo do Acre.
Segundo Adailton Cruz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac), após reivindicações apresentadas para o governo, e o mesmo ter se comprometido no dia 16 de dezembro de 2020, assinando um compromisso junto do presidente da Assembleia Legislativa, se comprometendo em publicar, ainda em janeiro de 2021,um edital de concurso público para saúde com mil vagas.
Além disso, houve o comprometimento em divulgar e mandar para a Aleac até, o dia 15 de fevereiro de 2021, o reajuste dos servidores da saúde, que mandariam um projeto para pagar a etapa de alimentação dos servidores da saúde até 30 de março, e que a partir do mês de março trabalhariam a agenda para reformular o plano de carreira.
Porém, nenhuma das promessas foi cumprida e a classe segue sem resposta. Adailton Cruz, afirmou que vão tomar medidas mais radicais em consenso com os sindicatos, e convocarão a saúde de ponta a ponta do estado para cruzar os braços por tempo indeterminado, a partir do dia 8 de março, e que a única forma de se reverter isso é o governo cumprir o que foi prometido.
Segundo Guilherme Pulici, presidente do Sindmed-AC, foi muita conversa e pouca atitude, a pandemia continua e muitos profissionais estão afastados por covid-19, muitos estão cansados e estão com seus salários sendo comidos com alimentação. Restando apenas tomar uma atitude dentro da lei e consultando, a categoria em consenso, para realizar um movimento concreto.