Decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira
Em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (28), o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, decretou “Situação de Emergência Nível II” no município afetado pela inundação dos rios.
O prefeito levou em consideração as chuvas torrenciais comuns à época, que ultrapassaram a cota de transbordamento do rio Juruá, interrompendo o fornecimento de energia e água potável em algumas áreas já inundadas.
Dessa forma, a cheia do rio deixou 320 famílias desabrigadas e mais de 7 mil famílias atingidas. Segundo a Defesa Civil Municipal, a rápida elevação nos índices pluviométricos que causaram aumento dos níveis das águas do rio Juruá acima da cota de transbordamento, continua aumentando e encontra-se medindo 13m90.
Segundo o prefeito, as ações de socorro estão nesse momento atendendo os primeiros chamados e vem atendendo as famílias atingidas com todos os custos, inclusive com acolhimento em abrigo público municipal e também em aluguel social.
Os bairros e comunidades rurais atingidos em Cruzeiro do Sul, são: Várzea, Lagoa, Beira Rio, São Salvador, Saboeiro, Manoel Terças, Cobal, Remanso, Miritizal, Cruzeirinho Novo, Comunidades do Olivença, Humaitá do Môa, Praia Grande, Laguinho, Tapiri, Boca do Môa, Variante, Seringal Florianópolis, Tatajuba, Mujú, Uruburetama, Estirão do Remanso, Estirão do São Luiz, Nova Aliança, Lagoinha, dos Rios Juruá, Liberdade, Juruá-Mirim e Valparaíso, bem como toda a extensão ribeirinha do Rio Juruá.
Zequinha Lima anunciou a necessidade da implementação de medidas de natureza orçamentária para a proteção à saúde pública. O prefeito ainda autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem juntos nas ações de resposta ao desastre e reconstrução do cenário. Permitindo também a convocação de voluntários para reforço.