Na ocasião, Tião Bocalom também falou sobre a greve dos professores
Nesta manhã de quinta-feira (3), o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e a secretária de Educação, Nabiha Bestene, receberam a compra de tabletes e chips para alunos da rede pública municipal, do 4° e 5° ano. O investimento foi de mais de R$ 7 milhões.
Segundo o prefeito, o objetivo é dar uma oportunidade a esses alunos, que os grandes municípios brasileiros estão dando também. “Ainda mais nesse momento difícil que estamos passando com a pandemia, aonde tivemos que nos reinventar na educação, trazendo as aulas para o digital”.
Bocalom ainda destacou que usa os recursos naquilo que é essencial, e segundo ele, a educação é essencial. Diisse que essa compra é resultado de um trabalho que foi iniciado no ano passado, de procurar gastar bem o dinheiro público.
A compra foi feita através de uma “carona”, de um processo iniciado pela prefeitura de Santo André (SP), junto com a prefeitura de Lagoa Santa (MG), que viabilizou a carona. Fazendo assim a prefeitura de Rio Branco economizar mais R$ 1 milhão, já que a compra foi diretamente com a marca de tecnologia Samsung.
A distribuição será realizada pessoalmente nas escolas, o uso será secionado, não doado, ou seja, será passado de aluno para aluno, ao término do ano letivo.
Sobre a greve dos professores, o prefeito afirmou que as negociações estão indo bem, a prefeitura fez todos os cálculos e aceitou o piso, as negociações agora são apenas para dividir em três vezes o valor acertado. Para que de acordo com o prefeito, não extrapolar a lei de responsabilidade fiscal. “É questão de tempo, não podemos inviabiliza a gestão, será feito com responsabilidade, mas os professores têm o direito e vamos cumprir”, concluiu.