A narrativa ficcional foca no resgaste da floresta e da cultura dos povos originários
De Ycla Araujo, para agazeta.net
Na noite de segunda-feira, 25, na Livraria da Vila em São Paulo, aconteceu o lançamento do livro infanto-juvenil ‘Mukani Descobre sua Força’ pela editora Inverso. O enredo gira em torno da menina de nove anos que habita Mukani, no extremo oeste brasileiro, e pode se comunicar com animais, plantas e os Yuxibu, espíritos encantados das matas. Sendo ela a única pessoa que pode ajudar o povo de sua aldeia contra os planos de desmatamento do Mr.Txakabu, o Senhor do Mal.
Os autores Maria Renata Tollio Chopard, Virgínia Gandres, Joaquim Maná Huni Kuin trazem a história com objetivo de resgaste da biodiversidade brasileira e na preservação da cultura dos povos originários, sendo uma ficção para toda a família e não apenas para o público infantil.
O livro é em três idiomas, sendo eles o português, inglês e hãtxa kuin, esse sendo o idioma tradicional do povo Huni Kuin. “Atualmente estamos trabalhando com o fortalecimento da língua e que assim possa ser passado para a nova geração. Futuramente esperamos que todas as línguas que ainda são faladas no Brasil possam levar isso para o seu povo ”, explica o professor e doutor Joaquim Maná Huni Kuī, um dos únicos indígenas no Brasil com PhD em linguística.
O livro não tem data de lançamento em Rio Branco, mas pode ser comprado no site da Livraria da Vila www.livrariadavila.com.br.