Natural da Bahia, Ceiça Maria veio para o Acre quando tinha 23 anos, e mora na região há 30 anos
A escritora Ceiça Maria lançou dia 29 de junho seu segundo livro, intitulado “Um guia de bolsas para mulheres emocionalmente empoderadas”, na Confraria Gastrobar, em Rio Branco. O primeiro livro escrito durante a pandemia se chama “Amor em tempos de pandemia”, se trata de contos e crônicas com historias reais e fictícias.
Ela se apaixonou pela escrita ainda criança, quando fazia redações e reescrevia finais de historias que lia na época. Natural da Bahia, veio para o Acre quando tinha 23 anos, e mora na região há 30 anos.
Já o seu lançamento atual aborda resiliência, força e estereótipos femininos, e foi resultado de leituras e conversas com mulheres sobre empoderamento feminino. “Esse livro, eu digo que ele é escrito por muitas mãos, porque eu apenas sistematizo, organizo na minha mente e passo para o código escrito as muitas conversas com muitas amigas, muitas mulheres ao longo da minha vida”, cita a autora.
Cerca de 80 exemplares do livro foram doados pela autora para escolas publicas de Ensino Médio da capital acreana. Já os exemplares para compra se encontram na loja “K&K Bijoux” no Centro de Rio Branco.
Sobre a autora
Ceiça Maria trabalha com incentivo à leitura na biblioteca da Escola Estadual Rural de Ensino Fundamental e Médio União e Progresso, localizada no km 72, na Zona Rural de Porto Acre. Além disso, é coordenadora na Educação de Jovens e Adultos (EJA).