O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) enfrenta desafios para normalizar o abastecimento de água na cidade. O diretor-presidente da Saerb, Enoque Pereira, em um vídeo divulgado por meio das redes sociais nesta segunda-feira (11), afirma que trabalha desde sábado (9) na resolução do problema. A expectativa é que a situação se normalize nesta quarta-feira (13).
“Estamos trabalhando aqui desde sábado, não está fácil. Já voltamos aqui com 75% de capacidade máxima. Mas, se não me engano, até quarta-feira está normalizada a captação ETA II. A esperança é que hoje, até a noite, a captação ETA I esteja normalizada”, explica Pereira.
No vídeo, ele relata a complexidade da situação, que envolveu mais de 40 trabalhadores, entre colaboradores da Saerb e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), além de máquinas pesadas e enfrentando condições adversas, como barro.
“Nós estamos aqui com mais de 40 trabalhadores no total, envolvidos na Saerb e Emurb, com máquinas pesadas, caçamba, com barro. Vamos desvirar agora o ponto antes que virou na terça-feira para a quarta-feira”, comenta.
O diretor-presidente destacou a importância do trabalho realizado pela equipe, que está empenhada em resolver a situação de abastecimento de água na capital. Ele ressalta que o Saerb depende do rio e que as intervenções necessárias estão sendo realizadas para restabelecer o serviço o mais rápido possível.
Apesar dos transtornos causados pela falta de água, ele pede a compreensão da população, e alega que a situação está sendo tratada com prioridade e que todos os esforços estão sendo feitos para normalizar o abastecimento o mais breve possível. A expectativa é de que, até a noite de hoje, a captação da ETA I também esteja normalizada, garantindo o fornecimento de água para a população.
“Estou pedindo a compreensão de todos. Eu sei que não é fácil estar a cinco dias sem água, mas é porque o Saeb depende do Rio e as condições não são leves. Estamos tentando”, destacou
De acordo com uma nota divulgada pelo Saerb, um dos principais problemas enfrentados foi a necessidade de desvirar a bomba da captação da Estação de Tratamento de Água II (ETA II), que virou na última terça-feira (5). Com o esforço conjunto dos colaboradores, a previsão é de que a ETA II opere com capacidade máxima em poucas horas, o que vai permitir a normalização do sistema.
Devido a paralisação alguns bairros ficaram sem abastecimento são eles: Castelo Branco, Bela Vista, Mascarenhas de Moraes, Abraão Alab, Estação Experimental, Ivete Vargas, Centro, Bosque, Cohab do Bosque, Aviário, Base, Morada do Sol, Tropical, Cadeia Velha, Habitasa, Adalberto Aragão e São Francisco.
Calafate, Bela Vista, Novo Horizonte, Village Tiradentes, Primavera, Habitat Brasil, Vila Betel, Fundhacre, Pedro Roseno, Residencial Araçá, Conjunto Tucumã, Mocinha Magalhães, Joafra, Rui Lino ll e Distrito Industrial.
Portal: Ilson Ribeiro, Universitário, Jorge Kalume, Loteamento Chácara Ipê, Ufac, Portal Ipê e INTO.
Leia a nota completa na íntegra:
O Serviço de Água e Esgoto (Saerb), informa que o sistema ainda não normalizou por conta das manutenções. ontem (11), com a ajuda de 40 colaboradores, em parceria com a Emurb, foi realizado o serviço para desvirar a bomba da captação da ETA II, que virou na última terça-feira (5). A previsão para normalizar o sistema da ETA II para que opere com capacidade total é até quarta-feira (13). Estamos trabalhando dia e noite para tentar normalizar a situação de abastecimento na capital.