- Esse tipo de hepatite é a mais desconhecida e mais grave, sendo responsável por quadros graves de cirrose e câncer de fígado
Pela primeira vez o Acre passa a ter disponível através do Sistema Único de Saúde (SUS) , o exame de carga viral da Hepatite D (delta). O médico infectologista Thor Dantas explicou que a disponibilidade do exame surgiu após um projeto de pesquisa que teve como parceria a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e alunos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Esse tipo de hepatite é a mais desconhecida e mais agressiva de todas, e é responsável por quadros graves de hepatite fulminante, cirrose e câncer de fígado em pessoas mais jovens, em especial na região da Amazônia Ocidental. O exame ajuda a diagnosticar a doença e no acompanhamento adequado que cada paciente deve receber.
Na próxima semana deve ser anunciado um mutirão de testagem de pacientes para esse tipo de hepatite. O exame será realizado no centro de infectologia Charles Mèrieux, na capital Rio Branco.