Folião que é folião mesmo, quer aproveitar todos os dias e noites do carnaval. A festa que tradicionalmente se comemora nas ruas, costuma reunir centenas de pessoas. Mas entre um bloco e outro existe aquele grupo que acaba consumindo um pouco mais de bebida alcoólica do que o organismo consegue metabolizar e para essas pessoas, uma das principais preocupações é o dia seguinte.
Quando a festa acaba, para quem exagerou no álcool, chega a ressaca. Aí não tem jeito, cada um parte para uma receita caseira. Porque passar o feriado com enjoo e dor de cabeça, ninguém merece. “Eu faço um belo de um caldo, daquele e tomo” afirma a dona de casa, Geovana Gomes.
Para que tudo fique muito bem esclarecido, fomos conversar com uma nutricionista. Luana Farias deixou claro que evitar 100% a ressaca para quem costuma realmente exagerar no consumo é quase impossível, mas, segundo algumas orientações, é possível minimizar o efeito dela. A primeira dica é para antes mesmo de sair de casa.

“É importante que a alimentação do dia inteiro seja leve e equilibrada. É importante também fazer o consumo de água durante o dia inteiro. E essa alimentação leve inclui carnes magras, ovos, frutas, legumes, verduras, que é para a noite não chegar ali com o metabolismo tão sobrecarregado.”, enfatiza Farias.
A segunda deve ser adotada durante a folia. “Um ponto que se deve fazer é sempre ir alternando a bebida alcoólica com água e o que não fazer é misturar dois tipos de bebida alcoólica. O nosso corpo recebe dois tipos de bebidas alcoólicas de forma diferente, a absorção é diferente. Então pode dar ali uma confusão nessa absorção, piorando a ressaca no dia seguinte. E não misturar de jeito nenhum também bebida alcoólica com o energético.”, a nutricionista alerta.
Para o dia seguinte, ela também passa algumas orientações: “Tem que se recuperar, fazer tudo o que fez no dia anterior, então comidas leves, evitar açúcares, frituras, porque isso sobrecarrega mais o metabolismo, evitar o excesso de carne vermelha, então não é para ir para um churrasco e passar o dia comendo carne, porque isso vai deixar o metabolismo mais lento também naquele dia, e a reidratação, acredito que o ponto principal nesse momento é a reidratação.”
Lembra das receitas caseiras? Nesse caso, a nutricionista pede cuidado e atenção, porque nem sempre elas irão ajudar com o efeito esperado. “Geralmente as pessoas consomem bastante caldo, que é para ajudar a voltar mais rápido da ressaca.”, finaliza a nutricionista.
Confira matéria na Íntegra
Matéria em vídeo produzida pela repórter Débora Ribeiro, para TV Gazeta.