Oposição unida lá…
… mas lá em Tarauacá. Depois de três dias de muita conversa, o PP, PSD, PDT e PSDB definiram a chapa majoritária de oposição ao prefeito Rodrigo Damasceno (PT), que tenta a reeleição. A dupla repetirá este ano a dobradinha da eleição passada.
…e desunida cá
Já na Capital, após a tentativa frustrada do senador Sérgio Petecão (PSD) lançar a chapa “Oposição Unida”, com Marcio Bittar (PSDB) de vice de Eliane Sinhasique (PMDB), a união continua difícil, para não dizer impossível. O PSDB continua rachado, o PSD indefinido e o PMDB nem aí para nenhum dos dois.
Chororô
O senador Sérgio Petecão imaginou estar detonando a bomba desta eleição, ao lançar a candidatura de Marcio Bittar à vice de Sinhasique. Esperava uma festa do PMDB e recebeu indiferença. A reunião do partido hoje virou o muro das lamentações, por causa da indiferença do PMDB e do PSDB à proposta.
Marcio fora
O ex-deputado Marcio Bittar está seguro por uma pena no ninho tucano. Se continuar balançando, vai cair de vez. Só ele não entendeu que a direção do PSDB não está interessada na eleição da Capital e aposta todas as fichas na eleição de Cruzeiro do Sul. Por isso, a aliança com o PR de Antônia Lúcia, que vai garantir três minutos extras no horário eleitoral para Henrique Afonso (PSDB) em Cruzeiro.
Definido
O presidente do PRB, deputado Alan Rick, acabou com as especulações. Chamou a imprensa e o prefeito Marcus Alexandre ao seu gabinete e anunciou o apoio do partido à reeleição do petista. Mas, no interior, o PRB mantém o apoio aos partidos de oposição. Tá certo. Em política, só não dá para ficar, é em cima do muro.
Nova Frente Socialista
PV e o PCdoB se juntaram ao PSol, com o objetivo de fortalecer as candidaturas de vereadores. Eles esperam com essa frente eleger trinta vereadores em todo o estado.
Castanha
Na manhã desta quinta-feira, secretário de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção familiar, Lourival Marques, tenta definir estratégias para resolver a crise da castanha. Sem essas informações reunidas e sem planejamento não há como o governador Tião Viana decidir sobre o assunto.
Ação concreta
O problema exige medida urgente e concreta. Mas, é preciso que a decisão seja justificada em bases reais, com informações verdadeiras. Qualquer tentativa de “dourar a pílula” vai ser ruim para todos.
Mãozinha
O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (20) um decreto que reduz a base de cálculo do ICMS nas operações interestaduais com gado bovino. A redução é companheira: 80% nas saídas interestaduais de boi e vaca gordos para abate, da produção interna, nas operações destinadas aos Estados do Amazonas e Rondônia. A medida tem validade do dia da publicação do decreto até o dia 18 de agosto deste ano.
Mãozinha II
Esse é um artifício do Governo para incentivar a produção de carne no Acre: escoar para estados da região. Reduz a carga tributária para que o pecuarista aumente a rentabilidade.
Sugestões, críticas e informações quentinhasdaredacao@gmail.com