Anúncio foi feito nesta quarta-feira (20) pela Seme
A Secretária Municipal de Educação Nabiha Bestene anunciou nesta quarta-feira (20) anunciou a decisão do prefeito Tião Bocalom (PP), do retorno das aulas presenciais da rede municipal para o dia 8 de fevereiro. A medida vale apenas para o quinto ano do Ensino Fundamental.
Segundo a secretária a medida se deu após cobranças da sociedade, Nabiha diz ainda que todos os cuidados serão tomados para evitar a proliferação do coronavírus “Não seríamos irresponsáveis para retomar as aulas sem as devidas precauções”, afirma.
A secretária comunicou que vai adquirir equipamentos de proteção individual a todos os alunos e implantar rodízio de 50% dos estudantes nas salas de aula para não provocar aglomerações. Os trabalhadores em educação também serão capacitados para auxiliar nas medidas sanitárias.
Segundo a pasta, uma equipe da secretaria vai identificar as famílias que não querem que seus filhos voltem para a escola e irá garantir que esses jovens não sejam prejudicados. “Temos alternativas à disposição e uma delas é o ensino remoto. Sabemos que há crianças criados com avós vulneráveis e estamos tomando providências quanto a isso”, afirmou Bestene.
As crianças em fase de pré-escola e do primeiro ao quarto ano permanecem com o ensino à distância. A ideia de voltar apenas com o quinto ano, segundo a secretária, é garantir que a transição entre a primeira e a segunda fase do Ensino Fundamental se dê sem prejuízos aos estudantes. A partir da sexta série esses estudantes passam a ser de responsabilidade do governo do Estado.
De acordo com a decisão do prefeito 28 escolas vão voltar a funcionar presencialmente na capital, ao todo, 60 turmas retornam às atividades. O ano letivo de 2020 na capital acreana está previsto para acabar no final de abril.