No ano de 2022, os registros de violência sexual atingiram a marca de mais de 74 mil denúncias no país, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Cerca de 75,8% das vítimas possuem menos de 14 anos ou são incapazes de oferecer resistência.
Em publicação nas redes sociais, o Ministério Público do Acre (MPAC) destaca que seis em casa 10 vítimas de estupro no Brasil são crianças de 0 a 10 anos. Além disso, casos com pessoas vulneráveis foram registrados 153 casos por dia. Uma média de seis a cada hora.
Dessas crianças ou adolescentes vítimas de abuso sexual, 71,6% foram violadas dentro da própria casa. Segundo o dado, apenas um em cada 10 estupros aconteceu em via pública. Em maioria, os agressores são familiares ou conhecidos.
Em caso de suspeita, denuncie. Acesse mpac.mp.br/enderecos e veja o endereço e o telefone da Promotoria de Justiça da sua cidade. Você também pode acionar o Conselho Tutelar, a polícia ou o Disque 100. A ligação é gratuita, anônima, com atendimento 24 horas por dia.