A variedade de produtos impressiona, pois até o momento, 35 artesãos abastecem a casa
Por Débora Ribeiro para TV Gazeta
Foto: Felipe Freira
A Casa do Artesanato inaugurou nesta semana Rio Branco. O local surgiu da ideia de se criar um espaço para a comercialização do artesanato da região. A Casa dos Povos da Floresta foi escolhida para atender essas atividades culturais. Ela estava abandonada há muitos anos. A estrutura precisou ser reformada, e a obra foi entregue nesta semana.
Cerca de 300 peças compõem o acervo e conforme esse material for vendido ou mudar a temática da casa, eles serão substituídos por outros artesanatos, já que a ideia é de que o espaço cresça cada vez mais.
A variedade de produtos impressiona, pois até o momento, 35 artesãos abastecem a casa. À venda, estão desde brincos até móveis em madeira. Além disso, há utensílios decorativos, bolsas de coro, peças indígenas. A marchetaria também está presente.
“Aqui todos os produtos são regionais. Nós vamos trabalhar com sementes, madeiras, produtos sustentáveis da nossa região. A proposta é de criar joias, couro vegetal, marchetaria, látex e entre outros. A gente tem um leque de produtos produzidos aqui no Estado “, explica a coordenadora de artesanato do Acre, Suelany Paiva.
O espaço fica aberto para visitação e compras de segunda à sexta-feira, das 8 horas da manhã às 18 horas da tarde. Aos sábados, domingos e feriados, a casa funciona entre 10 da manhã e 18 horas da tarde.
E para o artesão que gostaria de também expor o artesanato que produz, basta procurar a coordenação do espaço nesses mesmos horários.
“A Casa vai estar sempre aberta para quem tiver interesse e vim bater um papo comigo. Nós vamos fazer uma curadoria dos produtos para colocarmos na casa”, finaliza Paiva.