Parentes e colegas próximos ao paciente tomaram medicação que ajuda na prevenção de casos secundários da doença
Um caso de meningite foi notificado no sábado (26) pelo núcleo de vigilância do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco. Uma criança de 9 anos, estudante da escola Natalino da Silveira Brito, foi confirmada com a doença e está internada no Hospital da Criança.
No mesmo dia, foi iniciado o processo de identificação dos parentes da criança, que foram medicados através do processo de quimioprofilaxia, que consiste em uma medicação adotada como medida de prevenção para casos secundários da doença.
Na segunda-feira (28), a vigilância sanitária foi à escola e identificou 7 crianças que ficam próximas ao paciente com caso confirmado, para que estas também tomassem a medicação. As outras crianças da turma não foram medicadas, por não ficarem próximas do paciente e consequentemente não terem indicação de suspeita da doença.
A Vigilância Epidemiológica de Rio Branco segue acompanhando o caso e monitorando os contatos que estiveram próximos da criança. O resultado do exame de liquor, para identificar o agente causador da ameningite, segue sendo aguardado e o resultado virá pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen).