Por *Natália Lindoso* para o Agazeta.net
O jovem identificado como Roger da Silva Matos, de 18 anos, desapareceu nas águas do Rio Acre após tentar se apoiar em um dos balseiros no rio, na última sexta-feira (14). O Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC), foi acionado no sábado (15), e desde então, realiza buscas pelo corpo do jovem.
O comandante operacional do Corpo de Bombeiros, capitão Freitas, destacou como as buscas estão sendo realizadas e os procedimentos que são adotados.
“Nós temos uma guarnição de mergulho, de serviço diariamente. Então, imediatamente após o acionamento, via 193, ao contato do Centro Integrado de Comando e Controle, no sábado à tarde, a nossa guarnição se deslocou ao local e iniciou as buscas, inclusive as buscas submersas. Então, o protocolo é exatamente esse, ligar 193, e assim nós despachamos a guarnição especializada para fazer as buscas ao afogado”, disse.
De acordo com o comandante, o procedimento está sendo realizado através de duas formas de atuação, com as buscas superficiais e submersas. É feito uma análise da correnteza do ponto onde o rapaz submergiu, onde os mergulhadores fazem as buscas pelo perímetro. O comandante destacou ainda os riscos dos profissionais:
“É uma atividade extremamente perigosa. Nas condições que nós temos aqui, não é nem sequer recomendado o mergulho. Os nossos mergulhadores, pelo senso do dever, a empatia com os familiares, estão fazendo o máximo possível de esforço para tentar encontrar esse jovem e ofertar uma dignidade à família”, explicou.
A recomendação do Corpo de Bombeiros é que a população evite contato com o rio neste momento, especialmente para quem utiliza apenas para lazer. Além dos riscos de afogamento, o contato com as águas pode contrair doenças, além de animais peçonhentos.
“A nossa recomendação é, evite utilizar o rio neste momento, para que nós não precisemos mais estar noticiando fatos tristes como esse”, finalizou o comandante.
Com informações da repórter Débora Ribeiro para TV Gazeta
Estagiária supervisionada por Gisele Almeida