Foto: Arquivo/Secom
O Censo demográfico, pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, foi divulgado nesta quarta-feira, 21, com base nos números dos anos de 2010 a 2012. Segundo a análise, apesar do aumento de 13,2% de habitantes, o Acre é o terceiro estado menos populoso do Brasil.
De acordo com os números da edição de 2022, a população brasileira cresceu 6,5% até o primeiro dia de agosto do ano passado, contabilizando 203 mil habitantes. A região norte aparece como a segunda menos populosa com pouco mais de 17 milhões de habitantes.
O Acre aparece como o terceiro estado menos populoso, atrás apenas do Amapá e Roraima. Dentre os 22 municípios do Estado, Rio Branco permanece com maior população, seguido de Cruzeiro do Sul e Tarauacá. Apenas Plácido de Castro teve uma redução no crescimento, saindo de 17 mil para 16 mil habitantes.
Em entrevista o superintendente do IBGE no Acre, Marco Fábio Esteves, relata: “Os municípios que mais cresceram proporcionalmente em termos populacionais foram Bujari, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, apesar das dificuldades que tá tendo de forma transparente ao longo da operação censitária, encerramos a coleta com taxa de resposta de mais de 97,5%, que é um excelente número para esse tipo de atividade”. Ele ainda ressalta que o IBGE segue em campo com outras pesquisas na intenção de retratar o Brasil.
Com informações do repórter Marilson Maia para a TV Gazeta