O prefeito de Rio Branco – em exercício, Alysson Bestene, acompanhado pelo representante da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) e demais secretários municipais, assinou nesta terça-feira (8), o decreto que prorroga a situação de emergência da Estação de Tratamento de Água (Eta) 2.
A medida foi tomada em decorrência do prazo do antigo decreto que havia completado um ano e teve a necessidade de ser renovado. Do total de R$ 16,8 milhões de recursos federais previstos para a recuperação da ETA, cerca de R$ 9,6 milhões já foram liberados e estão sendo utilizados para a aquisição de parte do flutuante, compra de PADs, bombas e a parte elétrica.
Segundo Enoque Pereira, diretor-presidente do Saerb, a renovação do decreto vem como forma de alertar a população para entenderem a necessidade do uso consciente da água, haja vista que as duas estações ainda permanecem em situação de emergência.
“Isso vai dar o alívio para que a captação não pare mais. Vamos fugir do paliativo e passarmos a ter uma estrutura que realmente vai atender pelos próximos anos com uma captação segura. O resto que falta, são os equipamentos como ferro e concreto que são mais demorados. Então, a projeção é que até o final do ano seja concluída. Os recursos federais estão garantidos. Estive em Brasília na semana passada com o Falcão, onde o prefeito também esteve conosco e em diálogo com o Ministro que reiterou a liberação do recurso federal.”
Tendo em vista que 62% da produção de água que abastece a capital acreana é produzida apenas na ETA 2, o coordenador da Comdec, tenente-coronel Cláudio Falcão, destacou o empenho da gestão para que o problema não seja apenas solucionado paliativamente, mas de forma definitiva.
“Com a chegada da vazante do rio Acre, também existe um risco a mais, pois haverá mais movimentação de massa naquela região. Até isso acontecer, nós pretendemos fazer a captação direta para a ETA 1. Dessa maneira e com os tubos de PAD que são flexíveis e não têm risco de rompimento, vamos colocar um ponto de ancoragem. Com isso, garantimos que a água chegue da ETA 2 até a ETA 1, fazendo a produção de 1.600 litros por segundo e assim abastecendo toda a cidade de Rio Branco.”
O prefeito em exercício Alysson Bestene explicou que a gestão, desde seu primeiro mandato tem buscado trabalhar para solucionar o problema do abastecimento de água em Rio Branco e que, a partir desse recurso federal e os esforços do Município, está perto de ser solucionado.
“É esse o empenho que toda a equipe tem feito que o prefeito Tião Bocalom tem pedido a todos nós e vamos continuar empenhados com o propósito de dar uma melhor qualidade no serviço de abastecimento de água para a cidade de Rio Branco, os esforços necessários estão sendo feitos e é uma das necessidades de darmos essa continuidade do decreto de emergência para a ETA II”.