A construção de um viaduto na estrada Dias Martins tinha como principal objetivo garantir o fluxo contínuo dos veículos. Com a retirada da rotatória, o tráfego passou a fluir sem retenção no trânsito.
A obra, entregue há uma semana, permite que o percurso realizado em diferentes sentidos ocorra de forma mais rápida. Mas, por meio das câmeras de monitoramento, a RBTrans identificou que um tipo de infração específica estava ocorrendo com bastante frequência no local.
É exatamente no ponto onde existe um retorno que muitas infrações estavam acontecendo. Alguns motoristas, ao invés de permanecerem na faixa correta, acabavam cruzando a pista, na tentativa de chegar do outro lado. A manobra, além de proibida, coloca em risco a segurança dos veículos que trafegam nas duas pistas laterais da estrada no sentido centro-bairro.
Para inibir que condutores continuem cruzando a pista, algumas medidas foram adotadas. Pinos e placas reflexivas buscam garantir que condutores respeitem a sinalização no trecho, que permite apenas conversões à direita. São proibidas conversões diretas a partir do viaduto para o pátio do supermercado que fica próximo. Também foram implantados pinos de ferro na faixa elevada como medida para impedir conversões irregulares.
Com base nas imagens obtidas, o superintendente da RBTrans identificou que alguns motoristas mantêm o hábito de buscar atalhos dentro do trânsito. A questão é que, segundo o Clendes Vilas Boas, essa prática coloca em risco a segurança e a vida de muitas outras pessoas.
“As pessoas não respeitam a legislação de trânsito, passam por cima daquelas tartarugas, passam cortando ali para entrar na Smart Fit, correndo o risco de um carro que vem na tua preferencial, colidir com esse infrator, tirando a própria vida dele ou dos familiares que tiverem a bordo nos veículos.”, afirma.
Segundo o superintendente, muitas dessas práticas são provenientes de maus costumes do cidadão . “A nossa conduta e o nosso costume, ele precisa ser mudado, os nossos conceitos. Os nossos condutores estão acostumados a querer atalhar tudo. E quando você atalha tudo, a tua vida poderá ser encurtada.
Vilas Boas finalizou garantindo que agentes de trânsito estão no local para prestar ajuda e orientações aos motoristas, mas o condutor que insistir em cometer infrações mesmo assim será devidamente notificado.
Matéria produzida pela repórter Débora Ribeiro para a TV Gazeta.