A Prefeitura de Rio Branco vai realizar o atendimento presencial, a quem foi afetado pelas cheias dos igarapés e rio Acre, até o dia 9 de junho, e que tem dinheiro depositado na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Das mais de 100 mil famílias que sofreram com as enxurradas e alagação, 14 mil delas têm conta no FGTS.
No centro de atendimento do antigo Mira Shopping, as pessoas podem buscar informações sobre como sacar o dinheiro, que tem o limite máximo de R$ 6.200,00.
O Coronel Claudio Falcão, coordenador da Defesa Civil da capital, falou que não são todas as pessoas que podem receber o beneficio. Muita gente confunde ter conta no FGTS, com ter o direito a receber. Só vai poder fazer o saque os afetados pela enxurrada, que são funcionários de iniciativa privada e que têm saldo.
A Defesa Civil chama a atenção da população para que só procure o atendimento presencial se tiver dificuldades em manusear o aplicativo da Caixa Econômica Federal exclusivo para o FGTS. Pelo celular, as pessoas podem lançar os dados, apresentar os documentos e agendar o dia de pegar o dinheiro. Vale lembrar que o saque emergencial vai até o dia 23 de junho. Após essa data, a Caixa não vai disponibilizar o recurso.
Ainda faltam os moradores de 50 bairros alagados serem atendidos. Uma nova programação foi lançada nesta segunda-feira (29). Confira as datas:
Segunda-feira (29/05): Adalberto Aragão, Aeroporto Velho, Amapá, Areal e áreas rurais do Ayrton Senna.
Terça-feira (30/05): Ayrton Senna, Bahia Nova, Bahia Velha, Bairro da Paz, Baixada da Habitasa e Belo Jardim I.
Quarta-feira (31/05): Benfica, Boa União, Calafate, Casa Nova e Centro.
Quinta-feira (01/06): Chácara Ipê, Cidade do Povo, Cidade Nova, Comara e Conquista.
Sexta-feira (02/06): Custódio Freire (Lot. Vila Maria), Distrito Industrial, Floresta Sul (Lot. Vale do Crandá), Geraldo Fleming e Glória.
Segunda-feira (05/06): Jardim Tropical, João Paulo, Mocinha Magalhães e Morada do Sol.
Terça-feira (06/06): Palheiral, Parque das Palmeiras, Pista, Quinze e Raimundo Melo.
Quarta-feira (07/06): Recanto dos Buritis, Rosa Linda, Santa Inês, São Francisco e São Francisco/Panorama.
Quinta-feira (08/06): 06 de Agosto, Taquari, Triângulo Novo, Vila Acre e Vila Alberto.
Sexta-feira (09/06): Vila Ivonete, Vila Nova e Volta Seca.