O projeto da construção do Hospital Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi concluído em 2019 e agora está em discussão em uma audiência pública, que aconteceu nesta segunda-feira, 07, com autoridades competentes.
A obra está prevista para ocorrer em duas etapas. A princípio, são necessários R$ 280 milhões para a construção.
A audiência, realizada na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), tem como pauta a importância da aplicação do hospital e quais devem ser os próximos passos para que a obra seja iniciada.
Segundo o deputado estadual Adaílton Cruz, do PSB, a construção da unidade é importante para a população, além de agregar na formação de profissionais da área da saúde.
“Hoje o Acre tem quase 1.300 leitos, com a implantação do Hospital Universitário a gente vai ter quase 300 a mais e isso é fundamental para a população que não tem acesso”, disse o parlamentar.
A unidade vai contemplar os estudantes dos cursos de medicina, enfermagem, nutrição, saúde coletiva, educação física, além das residências em saúde, cursos de mestrado e doutorado.
“Com o Hospital Universitário nós podemos evoluir, fazendo com que a área acadêmica seja desenvolvida. Com ampliação do número de vagas das residências médicas, temos a oportunidade da fixação dos profissionais em nossa região”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal.
A reitora da Ufac, Guida Aquino, disse que o projeto do hospital foi apresentado ao ministro da Educação, que falou que vai fazer todos os esforços para o Governo Federal apoiar a construção da unidade.
Com informações da repórter Débora Ribeiro para a TV Gazeta