Na penúltima noite do Carnaval 2024, as crianças roubam a cena na Praça da Revolução, onde ocorre o ‘Rio Branco Folia, Tradição e Alegria’. Com meninos fantasiados de palhaço e meninas de borboleta, a criançada aproveita, nesta segunda-feira (12), a noite repletada de música e cores, na data festiva mais importante do Brasil.
Família Palhaço
Nesta noite de luar de Carnaval, a Praça da Revolução ganhou um colorido ainda mais vibrante com a presença da extravagante Família de Palhaços, e até mesmo o cachorro participa. O grupo, composto por avó, mãe e filho, ganha atenção de todos que passam.

O pequeno Victor Valentim, de 5 anos, é autista e teve a ideia de todos irem de palhaços. Segundo a mãe, estudante Elis Victoria, de 24 anos, a família apenas aderiu. Essa é a quinta vez dele no Carnaval, participou de todas desde que nasceu, o primeiro foi com apenas seis meses.
“Cinco anos de carnaval. Já com seis meses, ele era só alegria. Apesar dele ser autista, ele é pura alegria na época de carnaval. Ama se fantasiar. Ontem ele estava de homem-aranha, hoje ele é um palhacinho na avenida”, conta a avó, Gabriela Frota, que pula Carnaval há cerca de 12 anos.

Ela detalha que ele é muito autêntico e, ao ver o Palhaço Peteleco, em Rio Branco mesmo, se inspirou e decidiu que queria ir daquela forma. “Ele é muito autêntico, escolhe os temas que ele quer usar, as cores. Ele viu o palhaço chamado Peteleco, aqui de Rio Branco, se inspirou nele”, salienta.

O espírito contagiante e a energia positiva tornaram o Carnaval ainda mais especial para todos que tiveram a sorte de cruzar seus caminhos naquele dia festivo.

Borboletinha
‘Borboletinha, tá na cozinha, fazendo chocolate para a madrinha?’ Não, a borboletinha está no Carnaval 2024, na Praça da Revolução. E ela tem nome e sobrenome. Isadora Rodrigues, de 5 anos, colocou a fantasia de Borboleta na cor rosa e foi curtir a noite desta segunda-feira.

De acordo com a dona de casa e mãe da Borboletinha, Jarliane Rodrigues, a menina estava com interesse em participar da festividade, pois sempre via outras crianças.
“Ela estava com interesse, né, porque sempre via as outras crianças. Ela dizia: ‘Mamãe, eu quero ir de borboletinha’. Aí falou: ‘Meu sonho é ir para o Carnaval'”, detalha Rodrigues.
A mulher conta, ainda, que nos primeiros anos da filha estava em época de pandemia e não tinha Carnaval. Por conta disso, a Isadora pediu para ir.
“Aí ela falou assim: ‘Mamãe, porque quando eu nasci, tu falou que estava na pandemia. E agora eu quero ir’. Aí eu falei que iria deixar ela ir e pediu para eu comprar uma fantasia de borboletinha”, explica.

Palhacinho
Bernardo de Sousa, que tem apenas 1 ano de idade, rouba a cena no Centro de Rio Branco. A fantasia de palhaço, escolhida pela mãe, a estudante Andressa Sousa, atrai os olhares de todo o público presente na Praça da Revolução.

“Desde criança eu sempre gostei muito de Carnaval. Aí agora que eu tive ele, eu tive a ideia de trazer com a fantasia de palhacinho. Ontem a gente também foi pro Tucumã e ele estava de Homem-Aranha. Ele ama folia, essas coisas, ele adora”, conta a mãe.
Sousa explica que a última vez que participou de um Carnaval estava grávida e, agora, é uma satisfação estar presente na festa com o filho nos braços.
“A última vez que eu vim, estava grávida. Aí agora eu estou com ele. Muita satisfação, porque olha aí, ele ama essa folia e é um desejo meu mesmo, assim, de criança mesmo. Gosto muito”, afirma.

Com informações da repórter Gisele Almeida para o Agazeta.net