Atividades devem retornar a partir do dia 11 de julho
Em reunião com representantes do comércio, líderes religiosos e taxistas, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, apresentou o plano de flexibilização para a retomada parcial do comercio, na terça-feira (07). O funcionamento das igrejas também está no plano de reabertura. Apenas 30% do comércio deve reabrir.
O plano de flexibilização tem como base a inauguração do Hospital de Campanha que será no dia 10 de julho e a reclassificação do município de vermelho para laranja pelo comitê da Covid-19.
O plano determina regras para a reabertura, como: o uso obrigatório de máscara e álcool em gel e o distanciamento social para clientes e fiéis. O prefeito destacou que as regras são obrigatórias e todos devem seguir. “Não há como abrir mão do uso das máscaras, aqueles que não usarem serão penalizados, como já estão sendo”, destacou Ilderlei.
A igreja deve retornar com as atividades com número de fiéis presentes reduzidos, segundo o bispo Dom Flávio Giovanele, a catredal Nossa Senhora da Glória terá apenas 20% do seu espaço ocupado.
Flexibilização também em Tarauacá
O município faz parte da regional de saúde que foi incluída na zona laranja do “Pacto Acre sem Covid”, com isso o retorno parcial das atividades comerciais e religiosas devem iniciar a partir do dia 8 de julho, de acordo com decreto assinado pela prefeita Marilete Vitorino.
Todos os protocolos de segurança como o uso de máscaras, o distanciamento social e o uso de álcool em gel devem ser seguidos.