Foram nove cursos da Instituição avaliados
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004. A prova foi realizada no dia 24 de novembro em 1443 locais de provas de 1063 municípios.
Os curso da Universidade Federal do Acre (Ufac) avaliados em 2019 foram: Medicina, que ficou com conceito 1 no Enade, o mais baixo entre os cursos avaliados na Instituição. Enfermagem, Bacharelado em Educação Física, Engenharia Agronômica, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária que ficaram com conceito 3. Os cursos de Nutrição e Engenharia Civil também foram avaliados na prova e ficaram com conceito 4, as maiores avaliações entre os cursos da Instituição.
Os conceitos utilizados no Enade variaram de 1 a 5, e, à medida que esse valor aumenta, melhor terá sido o desempenho no exame.
A prova do Enade/2019, com duração total de quatro horas, apresentou um componente de avaliação da Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas e um componente Específico de cada Área.
O calculo do Conceito Enade é realizado para cada curso de uma Instituição de Educação Superior enquadrado em uma área de abrangência no Enade. A nota final do curso depende do desempenho dos estudantes concluintes no Componente de Conhecimento Específico e no Componente de Formação Geral.