A Defesa Civil de Rio Branco, junto com o Serviço de Água e Esgoto (Saerb), realizou na manhã desta terça-feira (17) uma vistoria técnica na Estação de Tratamento de Água I (ETA-1). A inspeção foi motivada por um deslizamento de terra que afetou a área de captação de água, comprometendo a estrutura e o funcionamento do local.
Segundo o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, a situação é preocupante. “Fizemos uma análise técnica do deslizamento e agora vamos, junto com o Saerb, pensar em soluções para evitar prejuízos no abastecimento de água da cidade. Não descartamos a possibilidade de recomendar ao prefeito a decretação de situação de emergência, considerando o comprometimento atual da ETA-1.”
Ele explicou que o trabalho não se limitará à ETA-1. “Vamos realizar vistorias também na ETA-2 para verificar se será necessário incluir essa estação em uma eventual decretação de emergência. Nosso objetivo é evitar problemas no fornecimento de água, especialmente neste período de chuvas, quando aumentam os casos de deslizamentos na cidade.”
As equipes seguem monitorando a situação e coletando informações para decidir os próximos passos. Caso a situação de emergência seja decretada, as medidas serão tomadas para tentar estabilizar as condições nas estações e garantir o abastecimento de água para a população.