Na sessão ordinária desta terça-feira, 21, deputados estaduais discutiram sobre as denúncias de supostos casos de assédio moral realizado pelo presidente do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Alexandre Nascimento, contra policias penais femininas. Os parlamentares querem a presença de Nascimento na Aleac.
A deputada Michelle Melo, do PDT, que abordou sobre o assunto na sessão desta terça, destacou a gravidade das denúncias de assédio no Iapen e a coragem das servidoras que se manifestaram e não se calaram diante a situação.
“Não haveria outra pauta, outro tema que discutir hoje nessa terça-feira. Eu achei de uma valentia gigantesca, meninas, e hoje eu me refiro e vou falar diretamente com vocês. Eu sei o que é o medo que nós temos, o temor de nos manifestar contra um assédio dentro de uma instituição”, iniciou.
Melo aproveitou para mencionar o requerimento que protocolou para que o diretor do Iapen, Alexandre Nascimento, preste esclarecimentos públicos na Aleac, sobre as denúncias que foram feitas contra ele. Além disso, destacou o ambiente de trabalho difícil e estressante que as policiais penais enfrentam.
“Nós queremos que o que aconteceu no Iapen venha a público. Protocolei o requerimento para que o seu Alexandre venha aqui para esclarecer tudo o que está envolvendo a denúncia contra ele. Tive a oportunidade de ouvir algumas de vocês e de entender que estão se sentindo coagidas e constrangidas e sem liberdade no local de trabalho de vocês, que já é um lugar extremamente estressante”, disse Michelle Melo.
Além de Melo, o deputado Arlenilson Cunha (PL) também falou sobre o assunto. O discurso de Cunha reiterou a gravidade da situação e salientou a importância de se apurar de forma rigorosa os fatos para que situações como essas não voltem a ocorrer.
“Isso deve ser devida e rigorosamente apurado, para que fatos dessa natureza não possam ocorrer. Seja nesse governo ou qualquer outro lugar, nós não vamos tolerar nenhum tipo de abuso dessa natureza”, falou o deputado.
O parlamentar Edvaldo Magalhães, do PCdoB, que também abordou sobre o assunto, chamou atenção para a importância da denúncia como um exemplo para outras instituições. Defendeu, ainda, a necessidade de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos os servidores. Para ele, a situação serve como um alerta às instâncias governamentais.
“O que vocês estão fazendo não é apenas uma defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores do Iapen. Vocês estão dando uma lição pedagógica para que isso cesse contra vocês e contra as demais”, salientou o deputado.
Nota do governo
O Governo do Acre divulgou uma nota pública para informar que confia na conduta de Alexandre Nascimento, até que se prove às alegações feitas contra ele. Ainda assim, a nota reforça que as medidas investigativas já estão em andamento para esclarecer a situação.
Leia a nota na íntegra.
O Governo do Estado do Acre informa que confia na conduta ilibada do presidente do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN), Alexandre Nascimento, até que se demonstre algo concreto em relação às alegações. As medidas investigativas pertinentes ao caso já estão sendo adotadas para que qualquer inverdade seja esclarecida.
O respeito à democracia é um princípio basilar; é necessário respeitar os valores da ética, da proteção à família e da informação de forma correta e responsável.