23 °c
Rio Branco
quinta-feira, 29 de maio de 2025
agazeta.net
  • Últimas Notícias
    • Saúde
    • Entretenimento
    • Esporte
    • Colunas Sociais
      • Vagno Di Paula
      • Jackie Pinheiro
      • Gazeta Estilo
      • Claudia Souza
    • Coluna da Casa
      • A Política Nossa de Cada Dia
      • Antirracismo em Pauta
      • Banzeiro Econômico
      • Errantes
      • Escavando História
      • Faixa a Faixa
      • Filmes E Séries
      • Gastronomia e Cultura
      • Gazeta Esportes
      • Nutrição em Foco
      • PsicologicaMente
      • Sobre Livros e Leituras
  • Polícia
  • Política
  • Editais
  • Empregos e Concursos
    • Empregos
    • Oportunidades
  • Cotidiano
  • TV Gazeta
    • Balanço Geral
    • Gazeta Alerta
    • Gazeta Entrevista
    • Gazeta em Manchete
  • Últimas Notícias
    • Saúde
    • Entretenimento
    • Esporte
    • Colunas Sociais
      • Vagno Di Paula
      • Jackie Pinheiro
      • Gazeta Estilo
      • Claudia Souza
    • Coluna da Casa
      • A Política Nossa de Cada Dia
      • Antirracismo em Pauta
      • Banzeiro Econômico
      • Errantes
      • Escavando História
      • Faixa a Faixa
      • Filmes E Séries
      • Gastronomia e Cultura
      • Gazeta Esportes
      • Nutrição em Foco
      • PsicologicaMente
      • Sobre Livros e Leituras
  • Polícia
  • Política
  • Editais
  • Empregos e Concursos
    • Empregos
    • Oportunidades
  • Cotidiano
  • TV Gazeta
    • Balanço Geral
    • Gazeta Alerta
    • Gazeta Entrevista
    • Gazeta em Manchete
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
agazeta.net
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Coluna da Casa Escavando História
  • Desconstruir para reconstruir: re-imaginar a amazônia enquanto espaço, cultura e diversidade

    Agazeta.Net por Agazeta.Net
    7 de agosto de 2024
    em Escavando História

    Arte por: Ruimar Cavalcante do Carmo Junior

    No período oitocentista no Brasil, inúmeros cientistas, viajantes e “desbravadores” se aventuraram dentro do território amazônico a fim de catalogar, classificar e descrever aquilo que conseguiam observar nas regiões, principalmente acerca das florestas e populações nativas residentes. Com isso, surgem as propagações de discursos sobre uma Amazônia deserta, hostil, única e exoticamente singular, a qual hoje sabemos que, na maioria das vezes, pode ser um assunto tratado forjadamente. Sendo assim, re-imaginar a Amazônia faz-se necessário, precisamos desconstruir essa visão errônea e colonizadora, para reconstruir a historiografia amazônica a partir das perspectivas de seus habitantes originários.

    Este trabalho, ainda em andamento, é fruto da apresentação no IV Seminário de Fronteiras das Amazônias: Histórias, Culturas e os desafios da oralidade. II evento internacional de Fronteiras, Religião e Religiosidade na Pan Amazônia, através da Universidade Federal do Acre (Brasil) em conjunto com a Universidad Amazónica de Pando (Bolívia), onde apresentei juntamente com Ruimar Cavalcante do Carmo Junior¹. Tal trabalho tem como objetivo realizar a desconstrução dos discursos colonizadores, representações e implicações acerca da Amazônia brasileira, os processos da criação do imaginário preconceituoso referente às populações nativas da região amazônica e a descolonização dos escritos e saberes, reimaginando-a enquanto espaço cultural e diversificado.

    • ‎Siga o canal “TV Gazeta / Agazeta.net” no WhatsApp

    Sendo assim, vale ressaltar que o intuito deste trabalho não é criar uma história revanche, do contrário, estaríamos reproduzindo os discursos, mitos e distorções acerca de outros povos e nações. E com isso, também anulando os escritos, catalogações e estudos acerca das “descobertas” científicas da flora e fauna amazônica. Todavia, precisamos rememorar essa visão colonizadora já citada para podermos prosseguir com essa reflexão de re-imaginar a Amazônia, e assim, não continuarmos perpetuando a dita “história única”, pois a mesma tem o poder de atravessar gerações, resumindo e generalizando aqueles e aquelas de uma determinada nação, grupo e etnia. E pensando ainda na fala de Chimamanda Adichie², continuar com essa história única é continuar “esquecendo” das muitas outras histórias. Logo, a ideia é podermos analisar além das fronteiras estabelecidas e consolidadas e, observar através das múltiplas visões e concepções culturais.

    Portanto, levando em consideração a passagem dos viajantes naturalistas pela região da Amazônia, tinha como caráter realizar novas descobertas e assim classificar, ordenar e organizar o que descobriram, contudo,vemos na obra Cultura, Trabalho e Luta Social na Amazônia: Discurso dos viajantes-Século 19 de Hideraldo Costa³, que os viajantes estavam preocupados em cumprir as exigências e propósitos profissionais, e ao agirem dessa maneira, não se atentaram a observar e descrever os hábitos, costumes, relações de trabalho, cultura, etc. daquela população, mesmo assim fizeram e de certa forma ainda generalizaram as diferentes etnias que ali residiam, e disseminaram pensamentos machistas, preconceituosos e racistas, inferiorizando as pessoas da Amazônia falando que eles eram o motivo para o não progresso da região, e como Albert Memmi⁴ (1997) cita, “O retrato que o colonizador faz ao colonizado sempre envolve a preguiça, a inação em contraste com as virtudes do colonizador, trabalhador, diligente, ativo, industrioso”.

    Com isso, surge a necessidade de desconstruir essa herança naturalista presente na escrita e no imaginário popular, impostas através de uma relação de poder e subjugação entre o colonizador e o colonizado, com objetivo de inferiorizar determinada população, como consequência, a disseminaçãos dos estereótipos, preconceitos e demais violências aos povos colonizados, em sua maioria os povos originários, negros e mulheres vem sofrendo ao longo da historiografia brasileira. Dito isso, o autor trabalha com a perspectiva de descolonização intelectual, isto é, dos saberes, com isso busca rever a história dos colonizados e recuperar as suas historiografias desvirtuadas pelo colonizador, trazendo uma história agora vista de baixo, ou seja, a história dos negligenciados e oprimidos. Portanto, faz-se necessário descolonizar, desconstruir, desdizer e redizer os escritos e saberes, romper com os pensamentos forjados e impostos, dando voz aos silenciados e os não ditos.

    A Amazônia não é e nunca foi um espaço deserto, muito pelo o contrário, como traz Almir Diniz em sua obra Índios Cristãos na Amazônia colonial, onde o mesmo exemplifica essa questão de que essa imensa floresta é vista como um espaço desabitado, todavia, a arqueologia hoje em dia nos mostra o inverso, Almir Diniz⁵ cita: “A Amazônia foi, na realidade, habitada por milhares e milhares de pessoas de várias etnias, com crenças variadas, culturas ricas e múltiplas havia mais de dez mil anos, quando, na Europa, os homens ainda viviam em cavernas.” Ou seja, foi e é um lugar densamente povoado, bastante diverso de pessoas e culturas que merecem ser reconhecidos e não resumidos a escritos generalizados que foram realizados por esses europeus. Para isso, precisamos refletir essa problemática e devemos re-imaginar a Amazônia enquanto espaço, cultura e diversidade

     

    _______

     

    [1] Bacharelando em História pela Universidade Federal do Acre.

     

    [2] ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única.  TED Talk, em 2009.

     

    [3] COSTA, Hideraldo. Cultura, trabalho e luta social na Amazônia: discursos dos viajantes – século XIX. Manaus: Editora Valer, 2013.

     

    [4] MEMMI, A. Retrato do colonizado precedido pelo retrato do colonizador. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

     

    Bacharelanda em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Membro do Centro Acadêmico de Bacharelado em História Pedro Martinello CABH). Bolsista do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI).

     

     

     

     

    Relacionado Posts

    O Dia Nacional dos Povos Indígenas: Reconhecimento, Memória e Luta
    Escavando História

    O Dia Nacional dos Povos Indígenas: Reconhecimento, Memória e Luta

    sábado, maio 10, 2025
    Reconhecimento histórico: Dandara dos Palmares e Luiza Mahin no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
    Escavando História

    Reconhecimento histórico: Dandara dos Palmares e Luiza Mahin no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

    segunda-feira, abril 28, 2025
    Uma carta a Antonieta de Barros: quanto vale um Professor de História?
    Escavando História

    Uma carta a Antonieta de Barros: quanto vale um Professor de História?

    quinta-feira, abril 3, 2025
    8 de março – Dia internacional da mulher: Em defesa do pão, da paz e dos direitos
    Escavando História

    8 de março – Dia internacional da mulher: Em defesa do pão, da paz e dos direitos

    sábado, março 8, 2025
    Nenhum resultado
    Ver todos os resultados

    Artigos Recentes

    • Personal Bayron dá dicas de exercícios para baixa temperatura 29 de maio de 2025
    • Câmara aprova prioridade em atendimento psicológico para mães e pais atípicos em Rio Branco 29 de maio de 2025
    • Três meses após ataque no Taquari, jovem baleado morre no Pronto-Socorro de Rio Branco 29 de maio de 2025
    • Prefeito de Rio Branco quer entregar novo Mercado Elias Mansour até o fim do ano 29 de maio de 2025
    • Projeto de Petecão quer liberar porte de arma para policiais penais em todo país 29 de maio de 2025
    Av. Antônio da Rocha Viana, 1.559
    Vila Ivonete
    Rio Branco - Acre
    Cep. 69918-308
    Entre em contato: WhatsApp (68) 9907-9096
    • Home
    • Quem Somos
    • Expediente
    • Mídia Kit
    • Contato
    • Política de privacidade

    © 2024 agazeta.net - Desenvolvido por NK7.

    Welcome Back!

    Login to your account below

    Forgotten Password?

    Retrieve your password

    Please enter your username or email address to reset your password.

    Log In

    Add New Playlist

    Nenhum resultado
    Ver todos os resultados
    • Últimas Notícias
      • Saúde
      • Entretenimento
      • Esporte
      • Colunas Sociais
        • Vagno Di Paula
        • Jackie Pinheiro
        • Gazeta Estilo
        • Claudia Souza
      • Coluna da Casa
        • A Política Nossa de Cada Dia
        • Antirracismo em Pauta
        • Banzeiro Econômico
        • Errantes
        • Escavando História
        • Faixa a Faixa
        • Filmes E Séries
        • Gastronomia e Cultura
        • Gazeta Esportes
        • Nutrição em Foco
        • PsicologicaMente
        • Sobre Livros e Leituras
    • Polícia
    • Política
    • Editais
    • Empregos e Concursos
      • Empregos
      • Oportunidades
    • Cotidiano
    • TV Gazeta
      • Balanço Geral
      • Gazeta Alerta
      • Gazeta Entrevista
      • Gazeta em Manchete

    © 2024 agazeta.net - Desenvolvido por NK7.

    Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.