Por *Natália Lindoso* para o Agazeta.net
Ediberto Batista dos Santos, o Edy Savage, era uma figura conhecida no Acre. O maratonista conquistou centenas de medalhas ao longo de sua história, e a condição física nunca foi um empecilho. Edy lutava contra um caso de pneumonia e faleceu na noite desta quarta-feira (19).
Natural do município de Epitaciolândia, Edy contraiu meningite há mais de uma década, o que o fez perder parte do movimento das pernas. Apesar da condição, foi só após o caso que sua carreira na corrida começou, onde ficou conhecido como Edy Savage.
Ao longo do seu legado, Edy participou de diversas corridas e conquistou centenas de medalhas, dentro e fora do Acre. O maratonista fazia parte do grupo de corrida Longão Elite, em Rio Branco. Em nota, o grupo lamentou a morte do amigo.
“Edy sempre foi um exemplo de determinação, superação e companheirismo, iluminando cada treino e desafio com sua energia contagiante e amor pelo esporte. Sua ausência deixa uma lacuna irreparável em nosso grupo e em todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”, disse a nota.
Nas redes sociais, a prefeitura de Epitaciolândia, município de nascimento de Edy, prestou condolências aos amigos e familiares do maratonista. O prefeito, Sérgio Lopes, também publicou nas redes sociais, o descrevendo como “um ser humano incrível” e “atleta determinado”.
“Edy Savage, como era conhecido no meio esportivo, foi o maior exemplo de superação para todos, não só no município de Epitaciolândia, mas em todos os lugares que ia competir, demonstrava que as limitações do corpo não são obstáculos para uma mente saudável”, disse a nota da prefeitura.
Edilberto lutava contra um caso de pneumonia e estava internado no Pronto-Socorro de Rio Branco. Desde a última semana, amigos arrecadavam doações para auxiliar no tratamento de Edy. Na noite desta quarta-feira a situação se agravou, quando foi constatado o falecimento.
O corpo será velado na Funerária São Francisco, em Rio Branco, onde ficará até às 10h desta quinta-feira (20). Logo após será feito o translado para o município de Epitaciolândia, onde será realizado o enterro. Neste momento, amigos do maratonista pedem colaboração para ajudar nas despesas e no translado do corpo.
Para quem desejar ajudar, amigos de Edy disponibilizaram uma chave pix, no número – 6898427311, no nome de Francines Maria Nobre. Para os amigos, toda ajuda será bem vinda.
Estagiária supervisionada por Gisele Almeida