Até quarta-feira 132 mil pessoas tomaram primeira dose
Nesta sexta-feira (2), a Prefeitura de Rio Branco começou a vacinar o público geral a partir de 33 anos contra a covid-19, e espera até o final de semana chegar a quem tem 30 anos. Nesse grupo são mais de 30 mil pessoas na capital acreana.
Pelas filas nas Unidades de Saúde a população pode imaginar que todas as pessoas quando chega a sua idade já procura a vacina, mas a Prefeitura descobriu que 30% das pessoas que deveriam receber o imunizante a cada faixa etária não estão procurando a vacina, com isso, apenas 70% do público está ficando em segurança.
Em média são 6 mil pessoa por cada idade abaixo dos 40 anos. Desse montante, 4 mil buscam a sua dose e os outros 30% não aparece. A Prefeitura descobriu que muitos não querem as vacinas por questões religiosas e por crendices, acreditando que o imunizante pode trazer algum prejuízo a saúde.
O secretário de saúde, Frank Lima, inclusive começou a conversar com pastores evangélicos e padres para começar um trabalho de conscientização e fazer com que as pessoas em Rio Branco possam se imunizar.
“Muita gente gritando para tomar vacina e muita gente não querendo tomar a vacina. Mas, isso foi detectado pela nossa equipe e pelos grupos religiosos. Com isso, nós estamos sendo procurados pela Igreja Católica e pelas Evangélicas para se juntarem a secretaria de saúde para trabalhar com esse público”, explicou Frank Lima.
Até quarta-feira (30), 132 mil pessoas, ou seja, 46% dos moradores de Rio Branco tomou a primeira dose. O município precisa chegar a 284 mil pessoas que estão acima dos 18 anos. A segunda dose também preocupa porque somente 38 mil se vacinaram. Muitas pessoas não estão voltando no prazo indicado.