A frente fria do Sul tem influência sobre clima no Norte
O coordenador do Grupo de Estudos e Serviços Ambientais da Ufac, Alejandro Fonseca, afirmou que essa chuva é normal nessa época do ano. “Essa chuva é absolutamente normal”, assegura o pesquisador.
Fonseca lembra que esse período é muito influenciado pelas frentes frias que vêm do Sul do país. “As questões de climas são construídas em cima de relações”, explica. “Não há eventos isolados”.
A média dos meses de agosto é de 50 milímetros, podendo variar 35 milímetros para mais ou para menos. Ou seja, em alguns anos mais secos, é possível que chova apenas 15 milímetros. Mas, há possibilidade que se chova 85 milímetros.
Neste ano, a possibilidade é que se passe acima da média. Mas, tudo dentro da lógica amazônida. Em fevereiro, um dos meses mais chuvosos, a média é de mais de 300 milímetros de chuva. “Em setembro, tradicionalmente, chove mais que o mês de agosto”, antecipa o professor da Ufac.
Chuva muda rotina de rio-branquense
O camelô que teve que ir buscar sombrinhas e guarda-chuvas no depósito às pressas, o office boy que teve aguardar na calçada da loja de eletrodomésticos “até a chuva passar um pouquinho”. O problema é que ela não passa. Chove desde a madrugada.