Retorno deve acontecer de acordo com a cobertura vacinal
As aulas presenciais na rede pública estadual do Acre estão suspensas desde o dia 18 de março de 2020 por causa da pandemia do coronavírus. Nesta quarta-feira (30), a diretora da Secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), Denise dos Santos, anunciou a possibilidade de retorno das aulas presenciais em setembro desde ano.
O ano letivo de 2021 está em andamento de forma remota desde o dia 10 de maio, mesmo as escolas que aderiram à greve geral da educação já retornaram as atividades. “O primeiro e o segundo bimestre acontecem de forma remota e estamos trabalhando com a perspectiva e possibilidade do retorno presencial a partir de setembro, para o terceiro e quarto bimestre”, informou a diretora da SEE, Denise dos Santos.
O planejamento de retorno às aulas presenciais aconteceu de forma intersetorial entre as seguintes secretarias: Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Secretaria de Estado da Saúde (Sesacre) e a SEE.
“O planejamento caminha em paralelo com a cobertura vacinal anunciada e planejada pelos órgãos de saúde. Os profissionais de educação já foram atendidos com a primeira dose e caminham para a segunda dose dependendo da vacina que tomaram e a primeira dose já está sendo estendida para a comunidade em geral. O planejamento foi feito visando à segurança de todos que estão envolvidos nesse processo”, informou Denise dos Santos.
O retorno das aulas presenciais acontecerá seguindo todos os protocolos e de acordo com a classificação e situação em que o estado se encontrar.