Técnica em administração, ela agora tem negócio próprio
É com entusiasmo que Maria José das Chagas Abreu, mais conhecida como Duda, de 35 anos, fala sobre a pizzaria recém inaugurada após a conquista do diploma de Técnica em Administração. O curso que ela concluiu no início de 2014 é ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, o IFAC.
Duda iniciou os estudos técnicos em Informática, no entanto se viu obrigada a mudar de curso por questões pessoais. “Como eu deixei de trabalhar à noite para terminar a faculdade, arrumei emprego de dia. E à noite, na época só tinha o curso Técnico em Administração, então decidi fazer, pensei ‘vai que eu gosto’. Comecei o curso e como sempre trabalhei com cálculo, eu gostei muito. Ele abriu as portas para mim. Espero futuramente fazer a faculdade de Administração”, conta.
Iniciando os estudos no IFAC, Duda começou a pegar gosto pelas matérias abordadas e, mesmo com todas as dificuldades, tendo de conciliar o trabalho durante o dia e a faculdade de Serviço Social, ela conseguia alcançar as melhores notas da turma. “Quando surgiu o curso do IFAC eu me inscrevi, e no 3º sorteio fui chamada. Só tinha uma vaga, e quando eu entrei as aulas já haviam começado há três semanas. Então eu fazia faculdade e o curso técnico, além de trabalhar. Foi pesado, mas eu consegui concluir o curso e me formar, sempre com as melhores notas da turma, graças a Deus”, comemora.
Mergulhando na prática
Professor do IFAC/Câmpus Rio Branco na disciplina de Empreendedorismo, Marcus Marcelo Barros, foi um dos grandes incentivadores da ex-aluna. Ele conta que, logo no início do curso percebeu que ela tinha talento para os negócios e vontade de aprender. “Na sala de aula, identificamos os alunos que podem dar frutos. Então eu sempre percebi na Duda a organização, o capricho na hora da apresentação dos seminários, na hora da entrega dos trabalhos, tudo muito bem feito, muito caprichoso, e eu sabia que alguma coisa ia acontecer”.
Assim conta o professor, que se surpreendeu quando recebeu a notícia de que a ex-aluna havia aberto uma pizzaria. “Depois de um tempo, a irmã dela que também era aluna aqui comentou, ‘o senhor soube que ela abriu uma pizzaria?’. Foi aí que fiquei sabendo. Mais tarde, com a minha família, eu fiz uma visita surpresa para ela”, comenta. Orgulhoso de assistir o crescimento de uma ex-aluna com a realização de um sonho, o professor Marcus Marcelo comemora também a conquista do Instituto.