O projeto tem como objetivo compartilhar valores e saberes dos povos indígenas, além de fortalecer suas práticas culturais
A exposição artenasal e musical de culturas indígenas acontece neste sábado (10) em Rio Branco, no espaço Kaxinawá, localizado no centro da cidade. O projeto tem como objetivo compartilhar valores e saberes dos povos indígenas, além de fortalecer suas práticas culturais.
Uma das exposições se trata da oficina de artesanato Huni Kuin em miçangas, a partir de técnicas e saberes ancestrais repassados oralmente entre as gerações dessa etnia, que serão fortalecidos, valorizados e difundidos.
O projeto apresenta 50 peças diversificadas de artesanatos Shanenawá, oportunizando que não indígenas e indígenas residentes em Rio Branco tenham acesso a esta ação cultural. Assim como “Os mitos e lendas Shanenawa”, a ser ministrada por Eldo Shanenawa e uma convidada indígena. Serão compartilhadas histórias da migração, lendas, mitos, nascimento e surgimento dos Shanenawa, além de duas receitas de alimentos tradicionais desse povo.
A apresentação de 20 Kusmas também está prevista para ser exposta no espaço Kaxinawá. Kusma são vestes tradicionais do povo Ashaninka, feito em algodão e tingido com pigmentos orgânicos extraídos de plantas e raízes coletados na floresta. As Kusmas representam aspectos tradicionais desta cultura, repassados oralmente entre as gerações, que serão fortalecidos, valorização e divulgados a partir deste projeto.
A programação conta com uma apresentação musical com a jovem indígena Eriya Luiza Pinhan-ta e Panani Yawanawá. Com o intuito de fazer com que os saberes culturais apresentados por essas jovens não caiam no esquecimento, sendo conhecidos e apreciados pela sociedade rio-branquense, principalmente os não-indígenas.
As programações iniciam as 09h e vão até as 18 horas do sábado (10), sendo gratuita e aberta a população.