Programa começou a ser construído em julho de 2018
A tarde da última quarta-feira, 05, foi marcada pela assinatura de um documento, bastante esperado pelas Federações Empresariais, o “Acordo de Resultados do Programa Protagonismo Empresarial”.
A ocasião foi celebrada com número reduzido de convidados. Estiverem presentes os diretores do Sebrae, Lauro Santos e Francinei Lima, o vice-presidente da Fieac, João Paulo e o Superintendente da Faeac Mauro Marcelo. A pequena cerimônia respeitou as normas de segurança sanitária exigidas.
O documento contou com assinaturas do superintendente do Sebrae, Marcos Lameira, do Presidente da Federacre, Rubenir Guerra, do Presidente da Faeac, Assuero Veronez e do Presidente da Fieac/CDE do Sebrae, José Adriano.
O Programa começou a ser construído em julho de 2018, quando a Diretoria Executiva da Federacre procurou a Superintendência do Sebrae e propôs a criação de um projeto que pudesse reorganizar as Associações Comerciais dos municípios, beneficiando assim as micro e pequenas empresas que fossem ligadas a elas direta ou indiretamente.
Após percorrer de carro, durante duas semanas, as cinco regionais do Acre, os consultores Clóvis Consoli (Facisc), Pedro Silva (Federacre) e Marcos Clay (Sebrae), entregaram a diretoria da Federacre e do Sebrae um documento de avaliação e diagnóstico de tudo que haviam encontrado, e do que deveria ser feito para a retomada do Associativismo Empresarial naqueles municípios.
Após sete meses de planejamento e ajuste ao PPA do Sebrae, iniciava-se em fevereiro de 2019 o maior Programa de Reorganização Empresarial do Estado do Acre e um dos mais bem sucedidos do país.
De acordo com o presidente da Federacre, Rubenir Guerra, o objetivo era unir as 3 Federações ao levar o Protagonismo para os municípios do Estado. “A intenção é de ampliar ações em busca da promoção e do crescimento das MPEs no interior do Estado”, destaca.
Em termos de Associação Comercial o Acre possuía apenas duas entidades organizadas, a Acisa, em Rio Branco e a Acaj, em Cruzeiro do Sul.
Hoje, a Federacre possui representações em Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapurí, Sena Madureira, Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Porto Walter. O planejamento é que ainda em 2021, os municípios de Manoel Urbano, Tarauacá e Plácido de Castro também façam parte do Sistema Associativo da Federacre.
O Programa Protagonismo Empresarial começou em 2020, após o levantamento de informações necessário. Além disso, começou a atender também a Federação da Agricultura do Estado do Acre – FAEAC e a Federação das Indústrias do Estado do Acre – FIEAC.
Na Faeac, o Programa atende 5 municípios: Xapurí, Sena Madureira, Tarauacá, Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Os Sindicatos foram formalizados e suas sedes estão sendo reestruturadas. No segundo semestre será feito planejamento estratégico de mais 5 Sindicatos.
Pela Fieac, o Protagonismo normatizou os processos de criação e organização dos núcleos em dois municípios, assim como criou modelos de gestão para cada um dos seguintes núcleos: moveleiro, cerâmico, confecção, alimentação e panificação.
Também serão feitos no segundo semestre, os planejamentos de todos os núcleos citados.
O Acordo de Resultados também viabiliza a contratação por parte do IEL, de consultores que atenderão às três Federações em todos os municípios atendidos por elas, dentro do objetivo do Programa, que é o de trabalhar o Associativismo e o Cooperativismo como foco.
Desta forma, a constituição, organização, reestruturação e funcionamento dos sistemas associativos e sindicais, se tornem fortes e permanentes para que sejam vistos como fundamentais ao desenvolvimento de um ambiente favorável as MPEs.