Por *Natália Lindoso* para o Agazeta.net
Durante participação do programa Gazeta Entrevista nesta quinta-feira, 30, a presidente da associação “Elas Fazem Acontecer”, Lidianne Cabral, falou da importância do empreendedorismo feminino e do trabalho feito pela associação neste contexto, além de Lidianne, a empreendedora Suzy Lima, conhecida como a “rainha das empadas” falou sobre o tema.
A associação “Elas Fazem Acontecer”, surgiu em 2020, durante a pandemia, e começou com um coletivo que fazia encontros com mulheres para falar de suas vivências, “a gente fazia um encontro online para falar um pouco sobre as nossas lutas, ali tinha várias violências, várias situações, violências institucionais também, porque a gente não tinha esse amparo”, diz a presidente da associação, Lidianne Cabral.

O coletivo reunia inicialmente seis mulheres, após aumentar para cerca de 20 mulheres e após a primeira feira, subir para 80 mulheres. Atualmente a associação atende quase 1.500 mulheres, entre as que participam de feiras no período em que ocorrem, e as pessoas que ficam nos bastidores e participam da logística para as feiras acontecerem.
Um dos destaques na entrevista foi para a feira promovida pela associação que acontecerá neste final de semana. A Expofeira 2025 reunirá empreendedoras e terá foco relacionado à saúde mental das mulheres, com o atendimento do ônibus lilás, música ao vivo e bingos.
“Acabam de sair os dados da OMS relacionados à mulher trabalhadora, que a cada cinco mulheres, uma desenvolvem algum transtorno mental. É um dado preocupante, a gente vive num mundo extremamente machista, no Acre, no ano passado, teve mais de seis feminicídios, isso ocorre em lares, dentro da casa dessa mulher, e a oportunidade dela sair para uma feira, dela vender o seu produto, já é a possibilidade dela melhorar a saúde mental dela”, destaca a presidente.

Suzy Lima é microempreendedora, conhecida como “rainha das empadas”, ela teve apoio do “Elas fazem acontecer” para credibilizar suas vendas. “Eu já fazia o produto, mas quando comecei a fazer, tive aquele medo que você não sabe se as pessoas vão aceitar, se você vai conseguir agradar, mas através da feira vai dando aquele fortalecimento, as pessoas vão te dar mais credibilidade. A Lidianne foi essa pessoa que me deu a credibilidade, a confiança de colocar o meu produto”
A empreendedora falou sobre a importância das empadas na sua história e o convite para outras mulheres que desejam empreender. “Eu me encontrei numa situação de vulnerabilidade, uma situação muito difícil da minha vida, e foi a empada que eu vi e me apaixonei. Então, botei a cara, aprendi a fazer as empadas, e mudou a minha história radicalmente. O medo faz parte, mas é importante se colocar, ir pra frente”, finaliza.

A Expofeira 2025 do “Elas Fazem Acontecer” começa nesta sexta-feira, 30, a partir das 16h, e vai até domingo, no dia 2. O evento é aberto para toda comunidade e reunirá atendimento relacionado à saúde mental, bingos e música ao vivo no Lago do Amor em Rio Branco.
*Estagiária supervisionada por Gisele Almeida*