Um ônibus escolar que transportava integrantes de uma quadrilha junina pegou fogo na noite deste domingo (6), na altura do quilômetro 11 da BR-364, sentido Rio Branco–Senador Guiomard. O incêndio, provocado por uma falha elétrica, resultou na perda total do veículo, mas felizmente ninguém se feriu gravemente.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o ônibus – pertencente ao núcleo escolar do governo do estado no município de Senador Guiomard – retornava de uma atividade junina em Rio Branco quando o motorista, Alexandre da Silva, de 27 anos, notou fumaça na parte frontal do veículo. Ao perceber o cheiro forte e a rápida propagação das chamas, ele agiu prontamente, parando o ônibus, abrindo as portas e acionando as escotilhas de emergência.
O veículo estava lotado com membros da quadrilha junina, que conseguiram evacuar a tempo. Imagens feitas por testemunhas mostram o momento em que os passageiros saem às pressas, inclusive uma mulher que precisou pular pela janela e acabou se ferindo no pé. Ela foi a única com ferimentos leves e foi levada nos braços por colegas até uma van enviada pelo município de Senador Guiomard para resgatar o grupo.
Quando os bombeiros chegaram ao local, as chamas já haviam tomado quase toda a estrutura do ônibus. “Fomos acionados para atender um incêndio em ônibus e deslocamos o mais rápido possível. Mas, pela distância, ao chegar, encontramos o veículo já completamente em chamas. Fizemos o combate com duas linhas de mangueira, mas infelizmente houve perda total”, informou um dos militares envolvidos na ocorrência.
Após a extinção do fogo, foi iniciado o procedimento de rescaldo, seguido pela perícia preliminar. A suspeita inicial, relatada pelo próprio motorista, é de que o fogo tenha começado no compartimento do motor.
O incidente não comprometeu a integridade física dos ocupantes, mas causou susto e prejuízo material significativo. A perícia criminal deve apontar, nos próximos dias, a causa exata do incêndio.
Apesar do susto e do prejuízo, a rápida ação do motorista e a evacuação imediata evitaram o que poderia ter sido uma tragédia. O grupo da quadrilha junina foi levado de volta ao município de origem, e todos passam bem.
Com informações do programa Balanço Geral Acre, da TV Gazeta.