Depois da medalha de prata inédita por equipes, Rebeca Andrade e Flávia Saraiva voltaram para o ginásio na Bélgica para disputar a final do individual geral no Mundial de Ginástica Artística. Na tarde desta sexta-feira (6), Rebeca disputou aparelho por aparelho com a americana Simone Biles pelo primeiro lugar.
Dona da medalha de ouro em 2022, Rebeca acabou atrás de Biles por menos de 1.8 ponto e levou a prata, sua sexta medalha na carreira em Mundiais. O terceiro lugar ficou com Shilese Jones, dos Estados Unidos, e fez com que a competição tivesse pela primeira vez um pódio 100% negro. Flávia Saraiva sentiu uma lesão no fim e terminou com o 15º lugar.
Na primeira final da história do Mundial de Ginástica em que duas campeãs negras se enfrentavam, Rebeca Andrade e Simone Biles literalmente duelaram pelo pódio desde o primeiro aparelho.
Com a americana sempre competindo primeiro, a brasileira entrava para as apresentações sabendo o que precisava fazer para continuar na disputa. Como ocorreu na classificatória, Biles foi superior em três dos quatro aparelhos e conquistou seu 21º ouro em Mundiais na carreira.
“Hoje eu estava assistindo a todo mundo. Eu estava tranquila para fazer a minha parte. É muito difícil para todas, é uma competição muito longa, mas estava muito confiante em mim e no meu trabalho. No fim deu tudo certo. Muito feliz por um pódio todo preto. Eu tinha percebido e só posso dizer que é isso”, comentou Rebeca Andrade.