Secretário de Segurança anunciou abertura do edital
A Secretaria de Segurança divulga nesta terça-feira (11) o edital do concurso público para a contratação de 15 peritos criminais e 2 médicos legistas. A informação foi repassada na manhã desta segunda-feira (10) pelo secretário de Polícia Civil, Emylson Farias.
Atualmente o Instituto de Criminalística conta com 32 peritos para atender todo o estado, o problema é que oito deles vão se aposentar, outros estão de férias ou problemas de saúde, e com isso, o quadro fica reduzido, e as perícias demoram. A maior reclamação recai em cima da pouca quantidade de médico legista.
Entre a abertura das inscrições, provas e a preparação na academia, esses novos profissionais devem integrar o quadro da segurança em julho do ano que vem. Segundo o diretor do Instituto de Criminalística, Harley Villasboas, cada uma das vagas já está definida. “Vamos aumentar para 7 o número de peritos em Rio Branco, mas, também vamos reforçar o interior do estado. Vamos abrir uma nova base em Tarauacá, no Juruá e em sena Madureira vamos colocar mais dois peritos em cada regional e também em Brasileia”, completou.
O secretário de Segurança Emylson Farias, informou que as provas devem ser realizadas no prazo máximo de 60 dias. O salário para perito será o mesmo do médico legista: R$ 7.680,00. Das 15 vagas de peritos, oito delas são para áreas especificas e sete vão poder concorrer candidatos com qualquer formação de nível superior.