O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (18) a autorização do uso da Força Nacional de Segurança Pública no município de Feijó para combate de incêndios florestais.
Além do Acre, outros estados do Norte e Centro Oeste do país foram englobados pela portaria, sendo eles Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso. A medida visa cumprir uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), com foco no combate a incêndios florestais e na investigação de crimes ambientais, principalmente aqueles causados por ação humana.
Entre os municípios afetados estão Feijó no interior do estado e cidades do Amazonas e Pará, como Apuí, Boca do Acre e Altamira. A Força Nacional terá papel ativo durante 90 dias, atuando em colaboração com as polícias locais e a Polícia Federal, desempenhando atividades de polícia judiciária, perícia forense e combate a incêndios florestais.
A atuação contará com a coordenação de órgãos estaduais e federais, além de entidades ligadas à proteção ambiental. Segundo a portaria, a expectativa é que a Força Nacional desempenhe um papel eficaz no enfrentamento das queimadas e na preservação do meio ambiente nos próximos três meses.