Desafio agora é fazer o serviço antes do período de chuvas
O Governo Federal liberou R$ 78 milhões para recuperar trechos da BR-364 entre Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. A novidade foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União. Na prática, os ténicos e engenheiros do Dnit terão um período de aproximadamente três meses antes do período das chuvas amazônicas.
É um desafio diante dos problemas que apresenta a estrada. Em alguns trechos, a impressão que se tem é de que não foi feito nenhum beneficiamento. Quando chove, as imagens geradas já são velhas conhecidas do povo do Acre, sobretudo da região do Juruá. Antes de a manutenção passar para a responsabilidade do Dnit, o Governo do Acre tinha mantido a estrada aberta e feito manutenções pontuais. Mas, em trechos mais complicados, que precisaria de intervenções mais caras e de maior complexidade de engenharia, o jeito era improvisar de maneira a garantir o fluxo com o mínimo de segurança.
A liberação da verba é parte da pressão feita pelo Governo do Acre e parlamentares junto ao Dnit (há um mês, aproximadamente, foi feita uma audiência na direção nacional do departamento). O recado traduzido pode ser resumido na seguinte frase: “O inverno está chegando e vocês do Dnit ainda não estão com estrutura suficiente para fazer as intervenções necessárias. E aí?”
Segunda-feira, está prevista a assinatura da ordem de serviço para início das obras. Os trechos mais complicados já foram mapeados: somam cerca de 40 quilômetros.