“Apreensão de armas motivou resultado”, diz secretário
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) divulgou hoje (2) o índice de homicídios durante o primeiro semestre de 2015. Segundo o balanço, a redução foi de 22% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Nos primeiros seis meses do ano, foram registrados em Rio Branco, 51 homicídios. No mesmo período do ano passado, o número de mortes por esse tipo de crime foi de 66. A redução de 22% nesse índice segundo a Sesp se deve a vários fatores, entre eles as apreensões de armas de fogo. O balanço ainda não foi fechado, mas até agora foram apreendidas mais de 300 armas.
Os crimes de homicídio ocorridos na capital do Acre, na maioria estão ligados ao tráfico de drogas. Execuções por dívida de droga ou por ocupação de territórios.
Para o Secretário de Segurança, Emylson Farias, outras ações também contribuem para a redução desse índice, entre elas, a integração entre os órgãos de segurança. “Temos trabalhado diuturnamente a integração, isso faz com que a gente tenha o resultado esperado. É o suficiente? Não. Temos muito o que andar, mas demonstra que estamos colocando o trem no trilho e a velocidade vamos dar daqui pra frente”, disse.
Os bairros que compreendem a baixada da Sobral, e que representam a 3ª regional, registraram o melhor percentual de redução. Os homicídios reduziram em 41% nessa localidade.