Eles tentam pressionar o país vizinho a abrir a fronteira com o Brasil
Após conflito com policiais peruanos, cerca de 280 imigrantes haitianos são obrigados a voltar para ponte da integração e estão em abrigos na cidade de Assis Brasil, nesta quarta-feira (17).
Na última segunda-feira (15), os imigrantes tentaram entrar à força na cidade de Iñapari, no Peru, mas policiais barraram a passagem e utilizaram de violência. Após intensos conflitos, os haitianos retornaram para o município brasileiro.
Segundo os próprios imigrantes, mulheres grávidas e crianças também foram espancadas. Um grupo também foi encaminhado para a delegacia, mas retornou para solo brasileiro.
Forças de Segurança do Peru colocaram barricadas e proteções na Ponte da Integração e permanecem de guarda, com o objetivo de impedir qualquer avanço por parte do grupo de haitianos.
Além disso, os caminhões com alimentos vindos do Brasil não estão podendo passar pela ponte, já que os imigrantes estão impedindo a passagem, como forma de pressionar o país para abrir a fronteira.
Com o governo do Peru não cedendo à entrada dos imigrantes, o município de Assis Brasil está tendo que arcar com as despesas de alimentação dos haitianos. Todos os dias são mais de 1.600 refeições.
“Estamos recebendo auxilio do Governo do Estado e do Governo Federal, mas não é suficiente para atender tanta gente”, explica o prefeito Professor Jerry, do PT.
A cidade também pode enfrentar um surto de covid-19 entre os imigrantes, já que 80% deles não utilizam de mascaras. Pelo menos 13 haitianos foram diagnosticados com a doença, entretanto o Peru não disponibilizou os nomes dos infectados, que voltaram a se misturar com o restante da população.