Cerca de 400 imigrantes conseguiram entrar no país vizinho
Após dois dias na Ponte de Integração, na fronteira, os imigrantes entraram no território do país vizinho nesta terça-feira (16). Eles romperam a barreira criada pela Polícia Militar e o exército peruano que tentava impedir a entrada.
Desde o início da pandemia, causada pelo coronavírus, que chegou ao estado do Acre em 2020, cerca de 400 imigrantes estavam na cidade de Assis Brasil, e agora um ano depois, esses imigrantes resolveram acampar na Ponte de Integração que liga os dois países.
Mesmo com tiros de alerta efetuados, os imigrantes, em sua maioria venezuelanos, haitianos e africanos, invadiram o país. De acordo com Maurício Pinheiro, Secretário Adjunto de Estado de Justiça de Segurança Pública, não houve um confronto direto, e apesar dos disparos ninguém saiu ferido.
Segundo informações de testemunhas, e de vídeos do momento da invasão, é possível saber que a maioria dos imigrantes não estavam tomando os cuidados em relação a covid-19, não usavam máscaras, por exemplo, o que era a maior preocupação do governo peruano.
Após cerca de 400 imigrantes conseguirem invadir o país as forças policiais contiveram o avanço na Ponte de Integração, mas ainda restou um grupo com cerca de 50 pessoas acampadas esperando a oportunidade de ir para o país vizinho.