Aumento foi de 5% em mortes violentas no estado
O índice de crimes no Acre continua crescendo, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública houve um aumento de 5% no número de mortes violentas no primeiro semestre de 2020 se comparado com o ano de 2019.
Entre essas mortes estão 160 homicídios dolosos que é quando há intenção de matar, e quatro latrocínios que é roubo seguido de morte. De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado, Paulo César, esses números ficaram mais altos este ano devido a dois episódios específicos que ocorreram em janeiro.
“Em janeiro nós tivemos dois fenômenos que potencializaram esses aumentos, que foi um derivado de um serial killer, conhecido como Ricardinho, que sozinho nesse período assassinou 18 pessoas em Rio Branco e também a chacina ocorrida na região da Rodovia Transacreana. Na verdade nós temos uma tendência de queda nos últimos dois meses do primeiro semestre nós tivemos os menores indicadores de crimes violentos contra a vida”, declarou Paulo César.
A Secretária informa que a maior parte destes crimes está ligada a briga de organizações criminosas, além desses números o Anuário mostrou que as mortes por policiais aumentaram, no primeiro semestre de 2018 foram doze mortes, já no primeiro semestre de 2020 foram 16. Se comparado o ano inteiro de 2018 com 2019 os números subiram de 18 para 23 mortes.