Só seria possível a retirada dela do local de helicóptero ou avião
Uma indígena do povo Manchineri que estava deste o sábado (4) no interior de Assis Brasil sofrendo fortes dores por estar em trabalho de parto, deu à luz nesta sexta-feira (10). A solicitação de resgate pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi cancelada após a confirmação do parto pelo agente de saúde da aldeia.
Os indígenas da comunidade já haviam entrado em contato com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), que fica na capital Rio Branco, já falaram com a Secretaria de Saúde do governo do Acre e com a prefeitura de Assis Brasil.
A solicitação de resgate não foi atendida de imediato devido a problemas climáticos e falta de aeronave. A retirada dela não poderia ser realizada de barco pela distância, que além de ser longa também fica inviável para a indígena pois ela sentia fortes dores na barriga.
A possibilidade de resgate se deu apenas na manhã desta sexta (10), mas como a mulher conseguiu ter o bebê durante a madrugada e passa bem, o resgate foi cancelado, e o parto foi realizado pelo pajé da aldeia.
Com informações de Adailson Oliveira e Márcio Souza para a Tv Gazeta