A média de atendimento diário está em torno de vinte pacientes por dia
Nesta semana, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), referência no tratamento de covid-19 na capital e municípios próximos, começou a diminuir os atendimentos a covid-19, evidenciando o baixo nível de infectados.
Agora a tranquilidade atual contrasta com a grande demanda no pico da terceira onda, quando eram realizados entre 700 e 800 atendimentos e testes.
A média de atendimento diário está em torno de vinte pacientes por dia, sendo que a maior parte é para testes, que estão dando negativo na maioria. Consequentemente a ocupação dos leitos também está em viés de baixa, atualmente três pessoas estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma na enfermaria.
Segundo a gerente geral do Into, “Aproximadamente, há quinze e vinte dias temos essa baixa e agora ela se estabilizou. Diante da baixa, tanto no número de casos quanto no número de internações, o instituto diminuiu a oferta de leitos”, afirmou Helen Freitas.
Mas a gerente reforça que a decisão faz parte do cronograma e que as instalações estão prontas para absorver um aumento de números de leitos, caso haja.
De acordo com o levantamento do Agazeta.net, com base nos boletins da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), no mês de março foram registradas 20 mortes em decorrência da doença até o dia 28 e 3.225 casos foram confirmados.
Informações de Márcio Souza