Em entrevista ao Agazeta.net, nesta segunda-feira (01) Adem Araújo, sócio majoritário do clube Santa Cruz Acre, revelou informações sobre o jogador de futebol Thiago Oseias, de 18 anos, que foi morto a tiros em Rio Branco, neste domingo (31).
Adem Araújo expressou pesar pela perda do atleta e ressaltou que ele havia chegado à cidade aproximadamente 20 dias antes do ocorrido. O jogador treinava para o campeonato Sub-20 que iniciaria no início de maio, ainda sem ter feito a estreia oficial pelo clube. O empresário destacou o potencial e o talento de Oseias enfatizou a promessa que ele representava para o time.
“A gente lamenta muito. É uma pena, infelizmente aconteceu. Mas o Tiago veio, eu creio que há mais ou menos 20 dias aqui em Rio Branco. Ele veio para jogar, um empresário que colocou ele aqui no Santa Cruz. Mas não tinha feito nenhum jogo, estava treinando somente para o campeonato Sub-20, que vai começar no início de maio”, comenta Araújo.
Além disso, Araújo comentou sobre a presença de outro jovem, Arlindo, que também estava na festa onde ocorreu a tragédia. Devido ao clima adverso, o empresário optou por levar Arlindo de volta à cidade de origem. Além disso, o clube Santa Cruz Acre presta o apoio necessário à família de Oseias, para confortá-los da melhor maneira possível diante da perda.
“E o outro garoto que veio com ele, que também estava junto na festa, o Arlindo, foi embora também. Não teve clima para ficar aqui. Então o empresário já o levou de volta para a cidade de origem dele. E a gente está fazendo o que for possível aqui para dar apoio para a família, para poder confortá-lo da melhor forma possível”, explica.
Sobre a rotina e estrutura dos jogadores, o empresário detalhou que eles residiam em uma casa acompanhados por responsáveis, com regras de saída e retorno estabelecidas. A vítima foi ao shopping no sábado, com previsão de retornar às 10 horas, mas acabou indo para a festa onde ocorreu o incidente.
“Sobre a estrutura, eles moram em uma casa grande, acompanhada por pessoas que controlam a saída deles. Por ser maior, não precisa de autorização dos pais quando sair, só informa para onde vai e diz o horário que volta. E assim sempre foi, ne. E ganhava confiança de acordo com a rotina e o cumprimento dos horários deles. O Thiago saiu para o shopping no sábado, para voltar às 10 horas. Infelizmente, de lá, seguiu para essa festa”, diz.
Adem Araújo também mencionou que Arlindo foi levado para um novo clube, pois havia despertado o interesse de outras equipes. O time se comprometeu a auxiliar no traslado do corpo de Oseias para Pernambuco, estado de origem do jogador, como solidariedade e apoio à família nesse momento difícil.
“O Arlindo, o empresário dele levou ele, mas para falar a verdade, só ele e o empresário estavam sabendo o destino. Mas ele foi com certeza para um novo clube, porque já tinha outros lugares que tinham interesse na posse dele . O time vai ajudar no translado do corpo para Pernambuco, estamos dando todo apoio e hoje o corpo já saí daqui”, conclui.
Atualização
Com relação aos suspeitos de executarem o crime, oito indivíduos foram presos neste domingo (31). Dentre os detidos, destaca-se Darcy Fran de Moraes Eduino Júnior, apontado como o responsável por puxar o gatilho que tirou a vida de Oseias. Além disso, Francivaldo Barroso, conhecido como Abacate, foi preso por suspeita de ser o mandante do crime, conforme informações da Polícia Militar do Acre (PMAC).
Durante as diligências, a polícia conseguiu apreender uma arma de fogo, munições e pertences da vítima que estavam em posse de membros de uma organização criminosa.
Ele e o colega foram convidados para uma festa por um terceiro, também jogador. Ao serem questionados e ameaçados pelos criminosos, Tiago e seu companheiro foram levados para um ambiente separado, onde ocorreu a execução.