Martelo batido
A novela sobre a liderança do PT na Aleac chegou ao fim na manhã de ontem quando o nome do deputado Lourival Marques foi chancelado para ocupar o cargo.
A priori
O nome do deputado Jonas Lima chegou a ser cogitado, porém, depois que não teve suas exigências atendidas, o parlamentar decidiu recuar.
Garantias
Nos bastidores, o que se comenta é que Jonas exigiu ser o único candidato da Frente Popular, coligação liderada pelo PT, para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Outra via seria ter a prerrogativa de indicar o candidato da coligação.
Não aceitou
Como não obteve resultado com os pedidos, o deputado optou por não aceitar o convite da cúpula petista.
Caminho espinhoso
A verdade é que a relação entre Jonas e o PT há muito não caminha harmoniosamente. Desde que começou a bater de frente com o governo, em meados de 2013, o convívio azedou. O parlamentar teve que enfrentar um caminho espinhoso para reconstruir as relações de confiança com o grupo, que quase custou sua reeleição.
Tendência natural
Quanto ao líder do governo, a tendência natural é que o deputado Daniel Zen (PT) seja o escolhido.
Soltou o verbo
A deputada Eliane Sinhazique soltou o verbo na manhã de ontem na Aleac, tudo por conta da votação da Mesa Diretora da Aleac.
Motivo
Acontece que segundo o regimento interno, a eleição deveria acontecer só na terceira sessão. O problema é que se essa regra fosse cumprida acarretaria também numa paralização de 15 dias dos trabalhos legislativos. Diante disso, os deputados resolveram votar na primeira sessão mesmo.
Mudar o regimento?
Revoltada com a questão, a deputada não perdeu tempo e tratou logo de fazer mídia com o assunto. Já se fala até em um projeto para mudar o Regimento Interno da Casa do Povo.
Esqueça
Sinhasique não é a primeira e nem será a última pessoa a tentar mudar o regimento da Casa. É dar murro em ponta de faca com essa história.
Vai dar trabalho
Outro que dará muito trabalho nesta legislatura será o deputado do PTN, Raimundinho da Saúde. O homem encasquetou que quer ser o primeiro secretário da Mesa Diretora. Não há quem tire essa ideia da cabeça dele.
PRB na disputa
O Presidente do PRB de Rio Branco, o vereador Manuel Marcos anda dizendo que não está descartada a participação do partido na disputa pela prefeitura da capital, ano que vem.
Sim ou não?
Depois que o partido conseguiu a proeza de eleger um deputado estadual e outro federal, desejem voos maiores agora. A questão é: o PRB possui munição para isso?
Prefeitos
Os prefeitos do interior estão em uma situação de penúria tão grande que não conseguem sequer estabelecer prioridades administrativas e políticas para esse ano.
Se manter no cargo
Para alguns deles, o maior objetivo para 2015 será a própria manutenção no cargo, sem serem atingidos por impeachment ou improbidade administrativa.
Ajuste
O ajuste nas prefeituras deve passar por muitas áreas. Não adianta demitir servidores e cargos de confiança e manter milionários esquemas de fornecedores. Muitas vezes são esses esquemas que podem garantir uma grana para a campanha de 2016, mas alguns são abusivos. O TCE já tem uma lista de supostas irregularidades para investigar, com notas e informações sobre acertos em licitações.