Sesacre se pronunciou sobre a situação após apelo no programa Gazeta Alerta
Informações da repórter Aline Rocha.
Foto: TV Gazeta.
Ilclalion está com um inseto morto dentro do ouvido desde segunda-feira (27), o jovem procurou atendimento no Pronto Socorro de Rio Branco no dia em que o animal entrou em seu ouvido e foi surpreendido ao saber que o médico especialista, o otorrinolaringologista, já havia saído do plantão, no entanto uma médica de plantão passou um remédio para matar o intruso para que a limpeza pudesse ser realizada na terça-feira (28), quando o então otorrinolaringologista estaria novamente de plantão.
Acompanhado do irmão, Romário, Ilclalion voltou ao Pronto Socorro na terça-feira (28) e foi informado que o médico especialista não estaria de plantão naquele dia. “Ficamos preocupados com a audição dele e procuramos a diretoria do hospital para saber quando seria o plantão do médio, a responsável nos informou que ontem, quarta-feira (29), então nós viemos novamente aqui e mais uma vez, não o médico não estava”, relatou Romário.
De acordo com o irmão de Ilclalion os servidores do atendimento informaram que o médico otorrinolaringologista só voltaria a ficar de plantão na segunda-feira (4). “Ou seja, meu irmão vai ter que ficar mais de sete dias com o bicho morto no ouvido! Procuramos a direção novamente e ela está fechada, não sabemos mais onde recorrer, meu irmão pode até pegar uma infecção e piorar!”, contou Romário.
Após o apelo ser exibido no programa Gazeta Alerta a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) emitiu uma nota de esclarecimento. Confira na íntegra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da direção do Pronto-Socorro (PS) de Rio Branco esclarece que o paciente que necessitou de retirada de inseto no ouvido, recebeu os primeiros socorros na noite da última segunda-feira, 27, no mesmo dia em que buscou o atendimento na unidade.
Ressalta-se que foram realizados os primeiros socorros, de acordo com as orientações do otorrinolaringologista, que estava no sobreaviso, e o retorno para retirado do inseto marcado para esta quinta-feira, 30. Desta forma, a situação do paciente já está sendo resolvida, considerando a conduta médica adotada pelo profissional.
O PS reafirma seu compromisso com a saúde e bem-estar da população acreana, colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Rio Branco, 30 de setembro de 2021.
Carolina Pinho
Direção do Pronto Socorro de Rio Branco