A obra ‘Metodologias em Pesquisas Acadêmico-Científicas – Subjetividades, Afetações e Práticas’, organizado pelos professores Francisco Aquinei Timóteo Queirós e Shelton Lima de Souza, foi publicada pelas editoras Nepan e Edufac. O livro reúne artigos que exploram diferentes formas de fazer pesquisa, considerando perspectivas contra-hegemônicas e abordagens metodológicas desenvolvidas fora do espaço acadêmico tradicional.
Voltado para professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação das áreas de humanidades, a obra propõe uma reflexão sobre novas formas de produção do conhecimento. “O livro é extremamente importante para professoras, professores, pesquisadoras, pesquisadores, estudantes de pós-graduação que estão produzindo pesquisa e querem entender novos procedimentos de realização de pesquisa ou reflexão sobre produções de pesquisa já existentes”, afirma Shelton Lima, um dos organizadores do livro e professor da Ufac.
A ideia da obra surgiu da experiência dos organizadores no Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguagem e Identidade. Durante as atividades acadêmicas, os professores compartilharam questionamentos sobre metodologias de pesquisa, principalmente no contexto de estudos voltados para grupos socialmente vulnerabilizados.
“Sempre compartilhamos questões que envolvem processos metodológicos de produção de pesquisa, sobretudo pensando pesquisa com grupos vulnerabilizados, pessoas que têm algum tipo de vulnerabilidade social. Quando essas pessoas se tornam pesquisadoras também, precisamos repensar modelos de pesquisa.” explica.
A partir dessas reflexões, os organizadores reuniram contribuições de diversos pesquisadores para a composição do livro. “A ideia do livro surgiu nisso, de reunir um conjunto de pesquisadores que refletem sobre produções de pesquisa, de modos e maneiras de produção de pesquisa, que de alguma forma, embora dialogue com modelos tradicionais, trazem novas perspectivas”, ressalta o professor.
Os organizadores reforçam o convite à comunidade acadêmica para conhecer a obra, que busca contribuir para o aprimoramento das práticas de pesquisa. “Convido a comunidade a ler este livro, que foi feito a quatro mãos, organizado por mim e pelo professor Francisco Aquinei, e que reúne uma série de pesquisadores com reflexões sobre modos e procedimentos de fazer pesquisa. Foi feito com muito carinho”, conclui.
Para os professores, pesquisadores e estudantes que ficaram interessados pela obra, clique aqui e acesse o material na íntegra.